Wout van Aert revela sua frustração após contrarrelógio do Giro d’Italia “sim, estou decepcionado”; assista o vídeo
O belga Wout van Aert não conseguiu alcançar seu objetivo de vestir a camisa rosa de líder no segundo dia do Giro d’Italia. No contrarrelógio disputado em Tirana, Van Aert terminou apenas na 34ª colocação, 39 segundos atrás do vencedor Joshua Tarling.
Assim, na classificação geral, o belga está agora na 11ª colocação, a 32 segundos de Primoz Roglic, o atual Maglia Rosa, e vê seu sonho de liderança se tornar mais distante.
“Senti que me faltava potência para recuperar a velocidade”
Após a prova, Van Aert admitiu não ter conseguido encontrar seu melhor ritmo durante o esforço individual contra o relógio.
“Dei o meu melhor, mas durante o contrarrelógio senti que me faltava potência para recuperar a velocidade depois das curvas. Isso era fundamental hoje”, afirmou Van Aert ao CyclingProNet.

O belga reconheceu que já nos primeiros quilômetros percebia que o desempenho não seria suficiente. “Também senti, ao longo do caminho, que não seria suficiente. Os primeiros quilômetros foram bem, mas depois de 2 ou 3 quilômetros tive dificuldade em encontrar o meu ritmo. Com a subida que ainda estava por vir, eu sabia que seria difícil.”
“Sim, estou decepcionado”
Questionado sobre a possível influência de uma doença durante a preparação, Van Aert preferiu não fazer disso uma justificativa. “Não tenho ideia. Tenho tentado pensar nisso o mínimo possível desde então. Hoje, também, isso não me passou pela cabeça”.
“Mas, no fim das contas, isso não importa. Hoje houve uma chance e tinha que acontecer, e não deu certo. Eu estava aqui desde o início para dar o meu melhor, não para procurar desculpas.”
“Eu esperava estar perto do rosa depois deste contrarrelógio, mas não foi o caso. Então, sim, estou decepcionado, complementou Wout van Aert.”

“Amanhã (neste domingo) tentaremos novamente”
Apesar do revés, o ciclista da Visma-Lease a Bike garantiu que continuará focado nas próximas etapas. “Eu disse antes do início do Giro que iria encarar o dia a dia. Então, hoje eu estava focado no contrarrelógio, mas amanhã (neste domingo) tentaremos novamente, embora eu ainda não tenha analisado essa etapa em detalhes.”