A iminente fusão entre a Jumbo-Visma e a Soudal Quick-Step, está a tomar forma. A formação holandesa já informou a União Ciclística Internacional, UCI. Este fato foi relatado pelo jornal belga Het Laatste Nieuws.
É o maior segredo do ciclismo que se revelou nos últimos meses. Desde meados de julho, a Jumbo-Visma e a Soudal Quick-Step, estão em discussões sobre a fusão das duas equipes até 2024. Richard Plugge (Jumbo-Visma) se tornará o CEO da equipe. Merijn Zeeman (Jumbo-Visma) torna-se treinador principal. Patrick Lefevere (Soudal Quick-Step) será o presidente do Conselho Fiscal da equipe.
Fusão para 2024 foi informada à UCI
O fato mais recente, de acordo com Het Laatste Nieuws, é que o chefe da equipe Jumbo-Visma, Plugge, informou a UCI sobre o plano de fusão já para 2024. O holandês já teria se reunido com o presidente da UCI, David Lappartient, na semana passada. Também está prevista uma teleconferência entre Plugge, a UCI e um representante da Soudal Quick-Step.
Conteúdo das conversas ainda são desconhecidos
Por enquanto, nada se sabe sobre o conteúdo dessas conversas. No entanto, a UCI precisa conceder permissão à Jumbo-Visma e à Soudal Quick-Step, caso contrário a fusão não poderá avançar. O órgão regulador internacional trabalha com regras específicas, quanto ao licenciamento das equipes WorldTour.
Neste caso, equipes devem fornecer todas as informações e documentos necessários (garantias bancárias, nome exato da equipe, nome e endereço da sede, agente pagador, CEO, patrocinadores principais, chefes de equipe e corredores) à UCI até 15 de outubro. Caso contrário, está prevista uma sanção, sob a forma de multa. No entanto, os mesmos regulamentos estabelecem que esta data pode ser desviada em circunstâncias especiais.