UCI emite comunicado oficial sobre fusão Jumbo-Visma/Soudal Quick-Step

O mundo do ciclismo ainda está chocado com iminente fusão entre Jumbo-Visma e Soudal Quick-Step. Agora, a União Ciclística Internacional, UCI também omitiu um parecer, sobre toda a questão, pela primeira vez, em um comunicado oficial. Caso a fusão se concretize e não seja garantida a continuidade de uma das duas equipes, o número máximo de WordTeams para as próximas duas temporadas cairá de dezoito para dezessete.

A UCI sublinha que as equipes obtiveram uma licença WorldTour no ano passado, de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2025. Isto é decidido pela Comissão de Licenças da UCI, um órgão independente do sindicato internacional do ciclismo. Segundo a UCI, a licença pode ser revista a qualquer momento. Se o futuro de uma das duas equipas não estiver garantido, o número de equipas neste ciclo do WorldTour (que decorre até 31 de dezembro de 2023) diminuirá de dezoito para dezessete.

UNO-X com presença garantida nas principais competições

girodociclismo.com.br uci emite comunicado oficial sobre fusao jumbo vismasoudal quick step image
Uno-X Pro Cycling Team terá presença garantida nas principais competições de 2024

Nesse caso, os três primeiros ProTeams no UCI Team Ranking receberão um wildcard garantido para todas as competições do WorldTour. Agora são mais dois. Além da Lotto Dstny e da Israel-Premier Tech, o Uno-X também direitos de largada no próximo ano, nos monumentos, no Giro d’Italia, no Tour de France e na Vuelta a España. As equipes do pelotão também veem esses curingas como as ‘licenças mais baratas do WorldTour’, porque não há multa se um ProTeam pular uma corrida do WorldTour. As WorldTeams têm uma obrigação inicial.

Confira o comunicado oficial:

A Union Cycliste Internationale (UCI) pretende divulgar um comunicado na sequência das notícias que circulam nos meios de comunicação social sobre a possível fusão entre a WorldTeams Jumbo-Visma e a Soudal Quick-Step.

Recorde-se que as duas equipes possuem licenças UCI WorldTour, que foram prorrogadas no ano passado pelo comité de licenciamento UCI no final do procedimento de registo, por um período de três anos (2023-2025). Esta licença poderá, no entanto, ser reavaliada a qualquer momento, de acordo com os regulamentos da UCI.

Se a continuidade de uma destas equipas não puder ser garantida para a temporada de ciclismo de 2024, passaremos para 17 (em vez de 18) UCI ​​WorldTeams para as temporadas de 2024 e 2025. Como resultado desta mudança, o número de UCI ProTeams com convite automático para eventos UCI WorldTour também aumentará, de acordo com o disposto no artigo 2.1.007bis do regulamento UCI.

A UCI também gostaria de esclarecer que para participar nas competições da UCI, as equipes (UCI Women’s WorldTeams, UCI WorldTeams e UCI ProTeams) devem se inscrever todos os anos como parte de um procedimento. O objetivo é verificar os critérios administrativos, financeiros e éticos. Para UCI Women’s WorldTeams e UCI WorldTeams, critérios organizacionais e – possivelmente – esportivos também são levados em consideração.

A UCI é coadjuvada nesta tarefa por um auditor externo, atualmente PwC, que é responsável pela verificação dos elementos financeiros e contratuais. As decisões sobre a concessão ou renovação das licenças UCI Women’s WorldTour e UCI WorldTour são tomadas pela UCI License Commission.

Este procedimento permite à UCI garantir que as equipas cumprem o regulamento, nomeadamente no que diz respeito à sua continuidade, ao cumprimento dos contratos de pessoal (pilotos e pessoal de apoio) e à plausibilidade do seu financiamento ao longo de uma temporada.

Qualquer alteração significativa na situação de uma equipa deverá ser devidamente comunicada durante o próximo processo de inscrição para que possa ser avaliada, de acordo com o Regulamento da UCI.

No dia 19 de outubro, a UCI publicará um primeiro comunicado de imprensa contendo a lista das equipas que submeteram a informação essencial (cf. Art. 2.13.087; 2.15.069bis; 2.16.014bis do Regulamento UCI). Este comunicado abrirá a possibilidade de pilotos pertencentes a equipas não incluídas na lista se juntarem a outra equipa, sem aviso prévio ou pagamento de indemnização, de acordo com as disposições contidas no contrato padrão.

Na sequência deste comunicado, o processo de inscrição prosseguirá sem qualquer comunicação sobre o seu andamento até à emissão do comunicado final anunciando as equipas inscritas para a época de 2024 (publicação prevista para 12 de dezembro de 2023).

A lista completa das equipes será publicada no site da UCI no dia 19 de dezembro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.