Maxim Van Gils foi suspenso por 25 dias pela União Ciclística Internacional (UCI) depois de dar um soco durante o Critério da Copa do Japão em meados de outubro. A UCI informou isso na segunda-feira.
Edward Theuns (Lidl-Trek) venceu o Japan Cup Criterium em 14 de outubro, mas, logo após a maior parte das atenções foram para Van Gils, que terminou em décimo. Imediatamente após a chegada, ele desferiu um soco no grego Georgios Bouglas.
Suspensão de 25 dias
O ciclista de 24 anos, da Lotto Dstny, percebeu seu erro ao reagir com uma pancada na nuca durante a competição. As desculpas foram imediatas, e ele expressou seu arrependimento, afirmando na época:
“Lamento sinceramente o que fiz e pedi desculpas ao júri da competição. Eles me multaram, e vou perder alguns pontos UCI. Aceito essa sanção e aprendi minha lição. Foi uma ocorrência ao comportamento perigoso de outro piloto, uma ocorrência no calor do momento, mas ocorreu de forma errada.”
A União Ciclística Internacional (UCI) abriu uma investigação disciplinar, que já foi concluída. Em seu comunicado, a UCI afirmou: “O vídeo do incidente mostrou Maxim Van Gils socando outro ciclista, na parte de trás do capacete no final. O ciclista aceitou a sanção proposta pela UCI.”
Como resultado, Van Gils receberá uma suspensão de 25 dias, que terá início em 20 de janeiro de 2024.