Cada vez mais, observa-se a prática de ciclistas ajustando as alavancas de freio para ficarem o mais próximas possível do guidão. A UCI está tomando medidas a respeito disso. A partir de 2024, a União Ciclística Internacional implementará restrições nos ângulos permitidos para as alavancas de freio.
Ao dobrar as manoplas da sua bicicleta para dentro, você pode reduzir a área da superfície frontal e, portanto, adotar uma posição mais aerodinâmica. Ao mesmo tempo, você estaria cumprindo os regulamentos atuais da UCI, que exigem que você toque nas alavancas do freio, quando os pulsos repousam no guidão.
A UCI introduziu esta regra em 2021 para combater a chamada posição da pata do cachorrinho: antes disso, os pilotos costumavam deitar com os pulsos soltos no guidão, buscando simular uma posição de contrarrelógio, normalmente em uma fuga.
Novo regulamento entrará em vigor em 2025
No entanto, a UCI também considera perigoso pedalar com os shifters dobrados para dentro.
“Posicionar as alavancas de freio em um ângulo extremo limita a capacidade de frenagem dos pilotos. Constitui também uma alteração do material, o que significa que este material já não corresponde ao uso pretendido. Esse posicionamento será restrito em 2024. Novos regulamentos entrarão em vigor em 2025, exigindo conformidade com as diretrizes de instalação dos fabricantes de câmbio.”