O ex-ciclista da Movistar, que hoje conclui a sua primeira etapa no quadro da INEOS, conta como foi a sua contratação, como diretor desportivo da equipe britânica.
Foi em uma das últimas etapas da Vuelta a España, que Imanol Erviti, que até então estava na Movistar, reuniu-se com Xabier Zandio, diretor da INEOS.
“Imanol, que plano você tem para o próximo ano? A equipe está procurando diretores e você pode ter o perfil,” questionou Xabier Zandio, na ocasião.
Primeiro contato com a INEOS Grenadiers
No último dia da Vuelta, aconteceu o diálogo com Steve Cummings, diretor esportivo da INEOS. Erviti solicitou um tempo para refletir. Tinha que encerrar sua carreira como ciclista, finalizar o curso da UCI, como diretor esportivo na Suíça em novembro, ponderar e tomar uma decisão.
Além disso, a seleção britânica enfrentou turbulências com a saída de Rod Elinworth, seu gerente geral. Em 27 de novembro, Erviti já fazia parte da equipe INEOS. Ele também conversou com Eusebio Unzué e a Movistar, sua equipe por 19 anos.
CEO da Movistar apoiou a mudança
“Conversei com Eusébio, expus que havia uma proposta interessante e que desejava o desafio”, relata Erviti. “Ele me disse que era uma excelente oportunidade de aprendizado, me encorajou. E encerrei minha trajetória com eles de maneira muito positiva.”
Idioma é o grande desafio
Nas últimas duas semanas, Imanol Erviti já esteve com a INEOS durante o primeiro training camp em Maiorca. O ex-ciclista assume o papel de um dos sete diretores esportivos da seleção britânica.
“Foi uma mudança triplamente significativa em um curto espaço de tempo. Alterei minha profissão, meu idioma e minha equipe, saindo da minha zona de conforto”, explica Erviti. “O idioma é desafiador para mim, mas consigo me comunicar bem.”
Ao ingressar na estrutura INEOS ele destaca a riqueza de recursos da nova equipe. “É uma equipe com muitos recursos, mas o que mais me surpreendeu foi a estrutura organizacional sólida e bem planejada. Tudo é protocolado, eles trabalham de forma intensa e eficiente”, afirma Erviti. “O trato com todos é muito cordial. Receberam-me calorosamente, garantindo meu conforto e bem-estar”, finalizou o novo diretor esportivo da INEOS Grenadiers.