Mathieu van der Poel teve um retorno triunfante ao Ciclocross, demonstrando sua supremacia no X2O Trophy Herentals. O campeão mundial assumiu a liderança desde a primeira volta, estabelecendo uma vantagem que nenhum dos concorrentes conseguiu superar.
Tom Pidcock, também fazendo seu retorno, conquistou a segunda posição, seguido por Lars van der Haar e Eli Iserbyt, que alcançaram o terceiro e quarto lugares, respectivamente.
Acompanhe a largada, com Van der Poel assumindo a liderança:
Na segunda volta, das oito previstas, Van der Poel ampliou ainda mais sua vantagem. Van der Haar assumiu a liderança na perseguição, acompanhado por Vandeputte, Iserbyt e Vanthourenhout, ficando a meio minuto atrás do líder compatriota. A disputa entre eles já se transformava em uma batalha pelo segundo lugar.
Apesar de uma queda, pouco antes da metade da corrida, Van der Poel manteve sua posição, não perdendo significativamente sua vantagem. Sua liderança continuou sólida e confortável.
Tom Pidcock começa a recuperar posições
Enquanto isso, Pidcock estava em ascensão. O britânico conseguiu passar para o segundo grupo de perseguidores, onde estavam Van der Haar e Cameron Mason e Eli Iserbyt, 56 segundos atrás de Van der Poel na última volta. O campeão mundial conseguiu, portanto, levar as coisas com relativa facilidade na última volta. Assim, o holandês venceu sua primeira prova de Ciclocross a temporada 2023-2024 com autoridade.
No grupo perseguidor acontecia uma batalha pelo segundo lugar. Pouco antes do início da volta final, Pidcock iniciou um ataque, Mason e Van der Haar cederam, mas Iserbyt não. Ele ficou a poucos metros do britânico. Porém, na subida do Skiberg, Iserbyt teve que desistir e Pidcock ganhou um pouco mais de espaço. O britânico manteve-se à frente dos seus perseguidores até ao fim e terminou em segundo no regresso. No final Van der Haar ainda conseguiu ultrapassou Iserbyt e completou o pódio.
Assista a chegada de Mathieu van der Poel:
Resultados completos do X2O Trophy Herentals: