A UCI expandirá o Extreme Weather Protocol com um protocolo especial para temperaturas extremamente altas. Como Diretor Médico da UCI, o Professor Xavier Bigard apresentou a sua proposta a todas as partes interessadas, durante uma recente conferência sobre o WorldTour e o Women’s WorldTour. O Comitê de Gestão da UCI votará no início de 2024.
Protocolo de alta temperatura deve ser modificado
O denominado ‘Protocolo de Alta Temperatura’ representa uma extensão ao atual Protocolo de Condições Meteorológicas Extremas, presente no cenário ciclístico desde 2015 e abrangendo diversas condições atmosféricas. Diante dos recentes desdobramentos nas mudanças climáticas, a UCI busca aprimorar a definição deste protocolo, especialmente em situações de calor extremo.
Mudanças nas largadas e mais água entre as medidas
Dentre as possíveis medidas, destaca-se a possibilidade de transferir o local de largada para uma área mais sombreada, fornecer bebidas geladas e gelo adicional às equipes durante a corrida, aumentar a presença de motos na corrida com água, ajustar o horário de largada ou neutralizar partes específicas da prova. Importante salientar que tais recomendações são sugeridas pela UCI, sendo a responsabilidade pela decisão sempre atribuída ao grupo de trabalho relevante.
A aprovação do Protocolo de Alta Temperatura será submetido à análise, durante a próxima reunião do Comitê de Gestão da UCI, programada para ocorrer entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro na República Tcheca, coincidindo com o período do Campeonato Mundial de Ciclocross.
Confira o anúncio da UCI: