Ex-diretor esportivo de Bernard Hinault e Laurent Fignon afirma: “mesmo com Wout Van Aert no topo, Van der Poel é superior”
Mathieu van der Poel tem sido dominante no cenário do Ciclocross, até o momento, com vitórias em todas as competições em que participou. Nem mesmo seu antigo adversário, Wout van Aert, conseguiu impor um mínimo de resistência, ao domínio impressionante do ciclista holandês.
“O fato é que Mathieu van der Poel é absolutamente extraordinário. Ele se destaca física e tecnicamente. É lindo de assistir”, analisa o experiente comentarista francês em ciclismo, Cyrille Guimard, ex-diretor esportivo da equipe Gitane, que em 1976, tinha como astro Bernard Hinault.
Wout Van Aert ainda não está no auge
“Wout van Aert, por outro lado, não está no auge de sua forma”, observa Guimard, embora ele não tenha certeza se isso faria diferença, dada a incrível performance atual de van der Poel.
“Mesmo que Van Aert estivesse no auge de sua forma, Mathieu ainda seria superior. E suspeito que Wout Van Aert, não esteja muito distante de seu melhor desempenho. Ele afirma que está se preparando para o Tour de Flanders, mas isso é algo para quem acredita isso.”
Wout Van Aert não esconde, que está utilizando a temporada de Ciclocross, como preparação para a primavera, mas Guimard expressa sérias preocupações sobre o nível de desempenho do ciclista belga. “Está um pouco abaixo do esperado e isso ocorre após uma temporada de estrada, que não foi excepcional para Van Aert. Será que ele simplesmente não está em sua melhor forma física? Isso não é uma possibilidade”, conclui o especialista francês.