O Campeonato Mundial de Ciclismo em Ruanda, em 2025, não será conduzida exclusivamente por uma entidade local. A federação de ciclismo do país africano, designou as experientes organizações ASO e Golazo, para trabalhar na coordenação do evento. Esta será a primeira vez que o Campeonato Mundial de Ciclismo acontecerá no continente africano.
ASO e Golazo venceram concorrência
A associação de ciclismo FERWACY e o Ministério do Desporto do Ruanda apresentaram uma concorrência e os organizadores experientes ASO e Golazo emergiram como vencedores. A ASO organiza o Tour de France e a Golazo organiza o Baloise Belgium Tour, o Renewi Tour e o X2O Bathrooms Trophy de Ciclocross.
ASO e Golazo auxiliarão a organização local na área de aspectos técnicos esportivos, programa paralelo, comunicação e promoção. “Estamos muito felizes com este momento histórico”, disse o presidente da associação, Samson Ndayishimiye.
“Não só para o nosso país, mas para todo o continente. Estamos prontos para começar junto com o Golazo e ASO e entregar grandes campeonatos.”
Percurso muito difícil, com 5.000 metros de desnível
A Copa do Mundo de Ciclismo de 2025 está marcada para 21 a 28 de setembro, tendo a capital de Ruanda, Kigali, como epicentro. “Não coloque um velocista na sua previsão, porque com o Monte Kigali, o infame Mur de Kigali e especialmente a encosta de paralelepípedos nos últimos dois km, será um percurso muito difícil”, diz Christophe Impens de Golazo.
“Os atletas vão enfrentar 5.000 metros de desnível a uma altitude de mais de 1.400 metros. Também estamos impressionados com a qualidade das estradas e a infraestrutura disponível. Kigali tem todos os ingredientes, para apresentar uma Copa do Mundo de alta qualidade aos fãs do ciclismo.”