Iúri Leitão levará para Portugal, a primeira medalha de ouro no Campeonato Europeu de Ciclismo de Pista, em Apeldoorn, na Holanda. No Scratch o ciclista de 25 anos, que compete na estrada, pela Caja Rural-Seguros RGA , impressionou e acabou vencendo por uma volta.
Scratch
O Scratch, uma prova de resistência em que os pilotos tentam cruzar a linha de chegada primeiro, foi fascinante. O tiro inicial mal soou, quando os primeiros ataques no pelotão começaram a se suceder, um após o outro.
Devido ao ritmo acelerado, o pelotão desmoronou na segunda metade da prova. Isso criou um grupo líder de dez pilotos. Tuur Dens, Hansen, Oscar Nilsson-Julien, Ethan Vernon, Rudyk, Iúri Leitão e Sebastián Mora, entre outros, estavam entre os dez que deram uma volta à frente dos restantes.
Ataque fulminante
Iúri lançou um ataque fulminante a nove voltas do fim, sem que houvesse nenhuma possibilidade de respostas aos oponentes. Iúri Leitão cruzou a linha de chegada isolado. Bartosz Rudyk, da Polônia, e Tim Wafler, da Áustria, a completarem o pódio, na 2ª e 3ª colocação respectivamente.
Iúri Leitão já tinha dado boas indicações, ao terminar em 4º no Madison, ao lado de Rui Oliveira. É o segundo título europeu de Iúri Leitão em Scratch, tendo alcançado a glória em 2022, e o título europeu sub-23 na mesma especialidade em 2020. Os Campeonatos Europeus de Ciclismo de Pista realizam-se em Apeldoorn, na Holanda, entre 10 e 14 de janeiro.
Assista o ataque fulminante de Iúri Leitão