Doping na Visma-Lease a Bike: diretor afirma que doping na equipe, pode ter sido causado por contaminação
Michel Hessmann, ciclista alemão da Visma-Lease a Bike, permanece inativo devido a uma violação das regras antidoping. Embora poucas informações tenham sido divulgadas sobre o assunto, o diretor da equipe, Richard Plugge, deu algumas declarações, sugerindo que a situação pode estar relacionada à contaminação. Essas observações foram feitas durante uma entrevista no podcast RadioCycling.
Doping é considerado crime na Alemanha
Em meados de agosto, a equipe Jumbo-Visma esclareceu em um comunicado, que Hessmann, de 22 anos, apresentou resultados positivos para uma substância proibida, em um teste fora de competição realizado em 14 de junho de 2023. A substância detectada foi identificada foi um um diurético, popularmente conhecido como “comprimido de água”.
Em 3 de novembro, a Autoridade Alemã Antidoping (NADA) confirmou que o resultado da amostra B também foi positivo. O doping é considerado crime na Alemanha, e o Ministério Público alemão está envolvido no caso.
Demora na solução do caso
“Conhecemos os resultados da amostra A e da amostra B, que foram positivos. Agora cabe à NADA, a autoridade alemã antidoping. Acho que cabe a eles serem os primeiros a dizer se haverá ou não suspensão. Ainda estamos esperando por isso”.
“Para o próprio ciclista, é claro que é muito frustrante que demore tanto. Mas sim, temos que esperar por esses procedimentos.”
Contaminação pode ser a causa, observa Plugge
“Parece que foi uma contaminação. Isso também pode levar algum tempo, porque ele terá que se defender. Li algo sobre uma ciclista belga ( Shari Bossuyt, conheça o caso aqui) e pode demorar muito até que haja um julgamento final”.
“Por um lado, entendo isso porque é preciso ser muito cuidadoso e minucioso no que fazemos, mas é frustrante e difícil de lidar, se você é um jovem ciclista que quer correr.”
Plugge não pode dizer se é um suplemento contaminado. “Parece algo como contaminação, mas não tenho certeza. Temos que esperar pelos resultados oficiais da NADA.”