Diretor da Intermarché-Wanty revela que até mesmo Star Wars atrapalhou o principal velocista da equipe
O ano de 2023 não atendeu às expectativas de Biniam Girmay como ele esperava. O ciclista eritreu de 23 anos conquistou apenas duas vitórias e não se destacou nos eventos clássicos. Com isso, o principal sprinter da Intermarché-Wanty não conseguiu repetir o sucesso, do excelente ano de 2022.
“Isso tem vários motivos, mas no fundo a sua base era muito estreita”, explica o diretor de desempenho Aike Visbeek ao site holandês WielerFlits. “Vimos várias coisas que queremos abordar de forma diferente.”
Um aspecto surpreendente, a equipe está procurando uma casa na Bélgica para Girmay, para o período entre as competições.
Girmay perde forma quando regressa da Eritreia
Após o relativo fracasso de 2023, a equipe da Valónia tem procurado uma forma de melhorar as condições para o seu líder.
“Você está sempre procurando coisas que podem ser melhoradas com seus ciclistas. Para Bini, estas são principalmente as semanas de treino quando regressa da Eritreia ou da altitude. Perdemos muita qualidade e volume ali”.
Hotel do Star Wars
“Outras questões pelas quais as coisas não correram bem, foram porque estávamos num hotel de exposições durante o período das provas clássicas. Um ano antes ainda era um hotel familiar. Todos se sentiam bem ali, a comida era boa e tudo tranquilo. Detalhes, mas muito importantes.”
“Agora o hotel deu uma guinada de 180 graus”, descreve Visbeek. Ele explica isso usando um exemplo concreto.
“Na manhã anterior a Gent-Wevelgem, Girmay estava tomando café da manhã e havia pessoas andando vestidas de Stormtroopers, porque estavam indo para uma feira de Star Wars nas proximidades. Isso não funciona, para quem precisa se concentrar para as competições.”
Novo treinador para Biniam Girmay
Juntos, analisaram o que poderia ser melhorado. “Bini agora tem um novo treinador, com quem fizemos um planejamento rigoroso para as clássicas. Mas não se esqueça que ele ainda tem apenas 23 anos e ainda precisa descobrir o que isso implica. E o que ele tem que desistir. Ele faz muitos sacrifícios. Mas perdemos algumas porcentagens em todos os lugares.”
Casa na Bélgica
Girmay mora na Eritreia e quando está na Europa treina na Itália. “Mas sabemos que Bini preferiria não estar lá. Então ele vem até nós e permanece em um hotel entre as corridas. Não queremos mais isso”.
“Começamos a procurar algo para ele na Bélgica. Para que ele tenha um lugar permanente entre as corridas. Ele passará parte do ano em casa, na Eritreia, e a outra parte na Bélgica. Dessa forma, proporcionamos um descanso extra para ele, temos mais informações sobre seu treinamento e também podemos orientá-lo melhor”, finaliza o diretor de desempenho da Intermarché-Wanty, Aike Visbeek.