A Strade Bianche, uma das corridas de ciclismo mais icônicas da Itália, que acontecerá dia 02 de março, apresentará uma versão 2024 notavelmente mais desafiadora. A RCS Sports, a organizadora do evento, anunciou nesta terça-feira, 30 de janeiro, que o percurso seria significativamente expandido, para ultrapassar a marca de 200 km pela primeira vez na história. Além disso, quatro novos trechos de terra foram adicionados ao percurso da prova.
Siena, o Começo e o Fim
A largada e a chegada ocorrerão em Siena, como sempre, com a linha de chegada localizada na icônica Piazza del Campo. No entanto, várias alterações importantes foram feitas ao percurso. Enquanto as últimas seis edições da corrida mantiveram-se na faixa de 184 quilômetros, a distância total da edição 2024 será de 215 quilômetros.
As Novas Seções
Os primeiros nove trechos de terra da corrida permanecem inalterados em relação à edição do ano anterior. Após os trechos consecutivos Monte Sante Marie e Monteaperti, os mais longos e mais curtos respectivamente, há uma série de alterações interessantes.
Em particular, os trechos Colle Pinzuto e Le Tolfe, muitas vezes cruciais na definição do resultado da corrida, foram duplicados. Adicionalmente, os trechos Strada del Castagno e Montechiara foram introduzidos na fase final.
Após esses acréscimos, os ciclistas seguirão pela rota estabelecida até Colle Pinzuto e Le Tolfe antes do final em Siena. No total, a Strade Bianche 2024 terá quinze seções de terra, somando 71,5 quilômetros de caminhos não pavimentados.
Confira o perfil da prova