A empresa suíça Assos acaba de apresentar o Skinsuit denominado “Fenoq”, pensando nas Olimpíadas de Paris. O novo equipamento deverá ser utilizado pela equipe nacional Suíça.
Equipamento já disponível
Embora o produto tenha sido divulgado recentemente pela primeira vez no site da empresa, ele já está disponível desde o início do ano, de acordo com as regras olímpicas.
As diretrizes estipulam que qualquer equipamento utilizado deve estar comercialmente disponível até 1º de janeiro do ano olímpico. O skinsuit Fenoq já foi testado por profissionais na pista, cumprindo a regulamentação UCI 1.3.006, e provavelmente foi testado também na estrada pela equipe suíça.
Empresa mantém segredo sobre nova tecnologia
Assos não divulga muitos detalhes sobre o novo macacão em seu site, o que não é surpresa, considerando o foco nos Jogos Olímpicos. Assim como outras marcas que projetam produtos para a competição, a Assos prefere não revelar seus segredos.
A marca também se apoiou em outras tecnologias, como o mapeamento corporal, uma vez que cada roupa é totalmente sob medida para um atleta e “é cortado e costurado para os únicos físicos e posições de pilotagem dos ciclistas”.
Exclusividade para qualquer ciclista
Roupas personalizadas para os atletas não são uma novidade, mas isso se estende a qualquer pessoa que compre o Fenoq. Assos afirma que criou uma plataforma que permitirá customizar o macacão para qualquer cliente. A maioria dos atuais ganhos aerodinâmicos obtidos com as roupas vem da textura específica do tecido, e esta é a última área de desenvolvimento citada pela Assos.
Valor proporcional à tecnologia empregada
Tal como esperado, um produto de qualidade olímpica não é algo barato. Segundo o site da Assos, os preços para o Fenoq começam em £5,670/€6,500/$7,040. Também há um outra roupa mais acessível, o Feno, classificado como “feito sob medida”, sugerindo que para este não haverá ajustes específicos. O preço inicial para o Feno é significativamente mais baixo, a partir de £2,180/€2,500/$2,710.