Tadej Pogacar sofreu pressão de patrocinador para mudar equipamento, revela ex colega de UAE Team Emirates
Tadej Pogacar, chamou a atenção do público em geral, por ter sido um dos últimos ciclistas do World Tour a aderir aos freios a disco. Agora em uma entrevista o ex-colega de UAE Team Emirates, Ryan Gibbons revelou detalhes da mudança.
“Havia definitivamente pressão do fabricante para que se utilizasse a bicicleta com freio a disco, uma vez que esse era o modelo que eles estavam tentando vender para o público”, revela Gibbons no podcast Bobby & Jens, dos ex ptofissionais Bobby Julich e Jens Voigt. No entanto, foi apenas em 2022, com a introdução do modelo Colnago V4Rs, que Pogacar finalmente fez a mudança.
Pogacar preferia leveza ao novo sistema de freios
Por que Pogacar resistiu a uma ideia aparentemente revolucionária a qual quase todo o pelotão já havia optado? “A questão era 100% o peso”, acredita Gibbons.
“Tadej definitivamente sentia que se pudesse ter uma bicicleta 300 gramas mais leve, isso seria necessário. Especialmente quando você está tentando ganhar a maior corrida de ciclismo do mundo, cada grama pode fazer a diferença.”
“É claro que tudo gira em torno de ir o mais rápido possível. Queremos estar confortáveis, mas se podemos ser 3 watts mais rápidos, por que não?”, finalizou Gibbons.