Tour Colômbia 2024: Mark Cavendish vence 4ª etapa em sprint emocionante; confira os resultados e assista a chegada
Mark Cavendish venceu a 4ª etapa da Tour Colômbia nesta sexta-feira. Depois de uma etapa acidentada, ele conseguiu deixar os seus rivais para trás em um sprint massivo. Fernando Gaviria teve que se contentar com o segundo lugar.
Fuga do dia
No quarto dia da Tour Colômbia, estava programada uma etapa de 181,8 km de Paipa a Zipaquirá. No caminho, os corredores enfrentaram duas subidas de quarta categoria e uma subida de terceira categoria.
A etapa parecia promissora para a fuga, devido ao seu perfil acidentado. E uma fuga de fato aconteceu com 9 ciclistas, logo no início da corrida.
O desenrolar da etapa
Nos primeiros sessenta quilômetros, os nove corredores conseguiram uma vantagem de quatro minutos. A fuga, no entanto, teve curta duração. Na parte montanhosa da etapa, o pelotão alcançou a fuga. Neste momento ainda faltavam de setenta quilômetros a percorrer. E assim, uma chegada em sprint ficava mais próxima.
Final da etapa em sprint massivo
A Movistar e a Astana Qazaqstan pareciam estar satisfeitas com a situação. Ambas as equipes tinham um potencial vencedor em suas fileiras com Mark Cavendish e Fernando Gaviria.
No entanto, houve uma nova tentativa de ataque a trinta quilômetros do final. O trio Julián Cardona (Team Medellin), Laureano Rosas (Swift Carbon Pro Cycling) e Alexander Gil (Orgulo Paisa) tentaram sua sorte. O esforço resultou em uma vantagem de cinquenta segundos.
Porém, os esforços dos fugitivos mostraram-se em vão na fase final. As equipes Corratec-Vini Fantini e Bingoal WB queriam dar uma chance aos seus sprinters e trabalharam para alcançar os fugitivos. Desse modo, o pelotão conseguiu reduzir a vantagem em apenas alguns quilômetros.
Tornou-se claro que seria um sprint em massa. Neste sprint, Mark Cavendish venceu após um excelente trabalho de Michael Mørkøv, Fernando Gaviria (Movistar) chegou perto, mas teve que se contentar com o segundo lugar. Nelson Soto (Petrolike) conquistou o último lugar no pódio.