Figueira Champions Classic: Show de Remco Evenepoel com ataque a 55km da meta; confira os resultados e assista a chegada
Remco Evenepoel (Soudal QuickStep) mostrou mais uma vez a sua força, ao vencer sua primeira corrida da temporada, o Figueira Champions Classic, após um ataque solo de 55 quilômetros. Vito Braet (Intermarché-Wanty) chegou em segundo lugar ao bater o pequeno pelotão de perseguidores depois de terminar com uma grande desvantagem, seguido por Simone Velasco (Astana Qazaqstan Team).
Fuga inicial com 7 ciclistas, incluindo André Carvalho
A prova de um dia em Portugal continha muitos metros de altimetria. Os atletas tinham que superar duas duras subidas, a Rua Parque Forestal (2,3 km a 7,8%) e a Enforca Cães (2,3 km a 7,9%). A competição também incluiu corredores de alto nível, como Marc Hirschi, Isaac Del Toro e Andrea Bagioli.
E como era esperado, uma fuga logo no início foi formada. Nela estavam André Carvalho, que retorna para uma equipe portuguesa (Sabgal-Anicolor), após um período na equipe World Tour francesa Cofidis, Hugo Nunes (Radio Popular-Paredes-Boa Vista), Luís Fernandes (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) além dos espanhóis Ibai Azurmendi (Euskaltel Euskadi) e José Félix Parra (Kern Pharma). No entanto a fuga foi neutralizada com 80km para a chegada.
Ataque fulminante de Remco Evenepoel
E com 55 km para a chegada, a grande estrela da competição, mostrava do que poderia ser capaz ao lançar um ataque fulminante.
Ninguém conseguiu acompanhar Evenepoel ou mesmo tentar. Mark Hirschi tentou seguir o ritmo, mas logo ficou para trás. Isaac Del Toro tentou chegar em Evenepoel nas partes planas, mas foi em vão. Apesar das difíceis condições, Evenepoel continuou a sua fuga solo.
Ao entrar na última volta, Del Toro tinha 52 segundos de desvantagem para Evenepoel. O pelotão, liderado pelas equipes EF Education-EasyPost e Movistar, já estava quase um minuto e meio atrás.
Ataque de António Morgado separou grupo
Pouco antes da subida final da Rua Parque Forestal, Del Toro voltou para o pelotão reduzido. Outro jovem da UAE Team Emirates apareceu na subida. O ciclista da casa, António Morgado, pressionou forte, o que levou onze pilotos a se separarem, incluindo outro português, Ruben Guerreiro.
Na verdade, a luta era para a segunda colocação, pois Evenepoel mostrou ser inatingível. O líder da equipe Soudal Quick-Step conseguiu comemorar sua vitória bem antes da linha de chegada. Quase dois minutos após a chegada de Evenepoel, o pelotão chegou com Vito Braet vencendo o sprint.
Portugueses na prova
O ciclista Ruben Guerreiro (Movistar Team) 9º colocado, António Morgado (UAE Team Emirates) 14ª posição e Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) foram os portugueses com as melhores colocações no Figueira Champions Classic 2024.
Assista a chegada
Resultados completos da Figueira Champions Classic 2024
O Giro do Ciclismo continuará atualizando as classificações restantes, assim que a organização da prova disponibilizá-las.