Nesta terça-feira (20.02), o ciclista da UAE Team Emirates, Juan Ayuso, de 21 anos, apresentou em Andorra a Fundação Ayuso-Andbank. Esta fundação tem como objetivo apoiar causas sociais e ajudar jovens ciclistas em situações precárias, seguindo assim os passos de Alejandro Valverde e do seu ídolo, Alberto Contador.
Criando uma Equipe Juvenil
Da sua Comunidade Valenciana natal, a Fundação Ayuso-Andbank está associada à UAE e tem o patrocínio do Andbank, um banco do Principado de Andorra. Além disso, Ayuso formou uma equipe juvenil composta por 12 ciclistas, chamada ‘Ayuso Team UAE’.
“Quando me tornei um profissional, pensei em criar uma equipe juvenil e, junto com meu pai, Javier, tivemos a ideia de criar uma fundação para darmos um passo adiante. Queremos ajudar quem mais precisa e queremos que a fundação esteja acima da equipe”, comentou Juan Ayuso na conferência de imprensa de apresentação de sua fundação.
Um Projeto Ambicioso e Social
Javier Ayuso, pai e agente de Juan, ressaltou que a Fundação representa um projeto ambicioso e um sonho de longo prazo. O projeto visa ajudar os ciclistas necessitados, oferecendo assistência material e bolsas de estudo para apoiar jovens talentos cujas famílias não possam fornecer os recursos necessários.
Ayuso segue os passos de Alberto Contador
Ao longo da conferência de imprensa, Ayuso reconheceu o projeto de Alberto Contador, que também criou uma equipe que evoluiu para o profissionalismo (Polti-Kometa), além de uma fundação que promove a luta contra o AVC. “Meu ídolo era Contador e eu tinha apenas sete anos. Fundou uma equipe juvenil e hoje a mesma é profissional. Esse é o meu sonho”, concluiu.