Diretor da Visma-Lease a Bike revela detalhes da personalidade de Jonas Vingegaard “é um verdadeiro líder”
Já no início da temporada, Jonas Vingegaard demonstra um desempenho impressionante e tranquilo. Esse é o consenso entre a equipe, seus colegas de equipe e outros ciclistas do pelotão após sua apresentação na semana passada na O Gran Camiño.
“Ele trabalhou duro e tudo parece ser muito fácil para ele”, comenta o diretor da equipe, Frans Maassen, que acredita que Vingegaard já está em forma para vencer a próxima Tirreno-Adriatico (04 a 10 de março).
Grandes nomes do World Tour na edição de 2024
Ano passado, Vingegaard conquistou três etapas e a classificação geral na O Gran Camiño, mas sem a presença de verdadeiros ciclistas do World Tour.
Este ano, a competição parecia mais difícil com a inclusão de nomes como Egan Bernal, David Gaudu, Carlos Rodriguez, Lenny Martinez e Richard Carapaz, mas o dinamarquês se destacou mais uma vez. Vingegaard parecia correr de forma descontraída e ganhou novamente três etapas.
“Ele estava entusiasmado e queria testar suas habilidades”, conta Maassen.
Vingegaard se torna um líder maduro e equilibrado
“Só temos elogios para ele, porque se você viu as condições climáticas, é uma grande mudança. Principalmente se acaba de chegar de uma montanha em Tenerife”, revela o líder da equipe. “Ele fica relaxado o dia todo, até no ônibus. Ele está motivado e é um verdadeiro líder, por isso os outros rapazes estão muito motivados para fazer tudo por ele.”
O foco de Vingegaard sempre foi manter a forma e saúde física, especialmente agora, uma semana antes de viajar para a Tirreno-Adriatico. “Ele não precisa fazer mais nada. Ele está pronto, como mostrou. Agora, o mais importante é ficar saudável”, afirma Maassen.
Aprendendo com um líder
Seus colegas de equipe reconhecem o valor e a experiência de Vingegaard e aproveitam a oportunidade para aprender com ele. Cian Uijtdebroeks vê em Vingegaard um ótimo modelo a seguir. Para os jovens ciclistas Menno Huising e Tijmen Graat, competir ao lado de um ciclista experiente como Vingegaard foi uma verdadeira escola de aprendizado.
Eles observam de perto as rotinas de Vingegaard, sua preparação para as corridas, os técnicas de treinamento que aplica e a maneira como aborda a competição. Graat diz: “É incrível pela primeira vez estar com esses pilotos. Posso aprender muito com eles e ganhar experiência”.
Vale ressaltar que, apesar de toda a pressão e expectativa, Vingegaard não se esquece de aproveitar o que faz. Huising revela que Vingegaard também lhe ensinou a fazer café. “Mas durante o dia, eu vejo como esses caras experientes lidam com as coisas e posso aprender muito com isso”, conclui o jovem.