Remco Evenepoel: de jogador de futebol à campeão mundial de ciclismo “ele é um monstro físico” afirma ex-colega de clube
Milhares de ciclistas competem em todo o mundo, no entanto poucos conseguem chegar ao topo com a mesma velocidade que o ciclista belga, nascido em Aalst, Remco Evenepoel. Este prodígio, que começou a competir somente em 2017 (com 17 anos), já tem nada menos que 53 vitórias.
Entretanto, seu caminho para o ciclismo foi um tanto atípico. Anteriormente, Evenepoel trabalhava para construir uma carreira como jogador de futebol.
Das chuteiras aos pedais
Jogando nas camadas juvenis do RSC Anderlecht, ao lado de Théo Leoni, Evenepoel sonhava em se tornar um profissional do futebol. “Acredito que ele fez a escolha certa ao mudar de esporte, não acha? Não que Remco não soubesse jogar futebol, mas duvido que ele tenha alguma vez lamentado essa mudança”, brinca Leoni, em uma entrevista para o jornal La Tribune.
Nas palavras de Leoni, a impressionante forma física de Evenepoel não surpreende. “Ele é um monstro físico. Os testes feitos na sua capacidade pulmonar sempre mostraram isso”, revela o ex-colega.
A força de Evenepoel
Evenepoel sempre se destacou nos testes físicos do clube, impressionando nos testes de VO2max, que medem a capacidade do corpo de utilizar oxigênio durante o esforço físico. “Em cada sessão de teste, eu sempre ficava entre os últimos com o Remco.
Um a um, todos os outros desistiam. Para mim, era realmente uma motivação seguir o Remco. Mas, no final, eu também tinha que parar. Mentalmente eu ainda estava disposto, mas fisicamente minhas pernas diziam ‘pare'”.
Contudo, Evenepoel seguia firme. “Remco continuava. No final, eram os treinadores físicos que tinham que parar o teste. ‘Ok, Remco, você pode parar agora – você já bateu todos os recordes. Não precisa mais’, eles diziam”.
Agora é um dos maiores ciclistas do mundo, detentor do título de Campeão Mundial de 2022, Evenepoel é um exemplo brilhante de como a dedicação, o trabalho duro e a capacidade de adaptação podem levar a grandes realizações.