“Tadej Pogacar será um dois maiores ciclistas da história” afirma Geraint Thomas, ao comentar seu duplo Giro/Tour
Geraint Thomas anunciou que competirá tanto no Giro d’Itália quanto no Tour de France em 2024. No entanto, o ciclista terá um forte concorrente pela frente, o fenômeno da Eslovênia, Tadej Pogacar.
Geraint Thomas e o grande o desafio
“Então, será o Giro-Tour para mim em 2024. Será um desafio gigante, porque nunca fiz isso integralmente antes”, escreveu Thomas no site da INEOS Grenadiers. “Tentei em 2017, mas acabei abandonando ambas as corridas, então, espero que seja melhor desta vez”.
“Estou na minha 18ª temporada como profissional e senti a necessidade de variar um pouco, com certeza será um bom incentivo para me levantar da cama todas as manhãs.”
A luta contra a nova geração
Após algumas temporadas difíceis e próximo da aposentadoria, o galês de 37 anos, encontrou novo fôlego em sua carreira. Mesmo enfrentando uma nova geração de corredores que escalam em um ritmo superior ao da década de 2010, onde Thomas conseguiu vencer o Tour de France, ele conseguiu terminar no pódio do Tour de 2022 e no ano passado esteve muito perto de vencer o Giro d’Itália, perdendo apenas no último Contrarrelógio para Primoz Roglic.
Foco no controle do peso
“A questão evidente é ‘como gerenciar as duas corridas’? É certamente diferente, mas acredito que o período entre o Giro e o Tour é o principal”, explica. “Eu falei muito sobre o controle de peso, que é realmente a parte fundamental, então ficar atento nesse aspecto será muito importante”.
“Também teremos que treinar na altitude novamente, escolhemos um local mais perto de casa para que a família possa me acompanhar e tornar o período mais relaxado.”
Apoio para Carlos Rodriguez e Tom Pidcock no Tour de France
No Tour, espera-se que Thomas desempenhe mais um papel de apoio para nomes como Carlos Rodríguez e Tom Pidcock. No entanto, se conseguir gerenciar bem as duas competições, ele poderia ser um forte candidato à vitória no Geral.
No Giro, ele liderará a INEOS Grenadiers, mas está ciente que lutar pelo título será um grande desafio.
Tadej Pogacar um dos maiores ciclistas da história
“As equipes do Giro ainda não foram confirmadas, mas será um grande desafio enfrentar o Tadej (Pogacar). Preferiria que ele não estivesse indo, mas ao mesmo tempo tê-lo na corrida é ótimo”, ele admite.
“Isso mudará completamente a corrida e a sua equipe deve assumir a competição e tudo o que vem com isso. Nos próximos anos, ele deixará um legado enorme como um dos maiores ciclistas de todos os tempos.”
Possível penúltima temporada profissional
Assim, Thomas começa sua temporada com uma preparação semelhante à de 2023, mas em sua possível penúltima temporada no pelotão, ele espera ansioso por este novo desafio.
“É um enorme desafio estar no meu melhor por tanto tempo, pois nunca fiz isso antes”.
“Para mim, isso exigirá um grande esforço mental, além do físico. É algo que realmente me anima, também me assusta um pouco, mas isso é algo bom. Já estou há muito tempo no ciclismo, por isso é bom variar um pouco e essa nova experiência vai me manter interessado, focado e envolvido”.