Ex técnico de Tadej Pogacar revela segredo da fisiologia do campeão “nunca vi ninguém com essa capacidade”
Tadej Pogacar foi indiscutivelmente o mais forte no Giro. O ex-treinador espanhol de Pogacar comenta sobre as qualidades fisiológicas que fazem do esloveno um ciclista excepcional e levaram Pogacar a dominar o Giro.
Embora a competição não tenha contado com os principais pilotos de GC do mundo, reservando essa batalha para o Tour, Pogacar demonstrou novamente ser um ciclista com características especiais. Isso também é evidenciado pelo que o ex-técnico da UAE Team Emirates revela sobre ele.
No site Rouleur, o espanhol Iñigo San Milan, atualmente no clube de futebol Athletic Bilbao, detalhou as propriedades fisiológicas únicas de Tadej Pogacar.
VO2 máx de 89,4ml/min/kg e eliminação de Lactato
O VO2max de Pogacar foi relatado em 89,4ml/min/kg. Isso é imenso, mas semelhante ao de muitos de seus colegas de pelotão, como Egan Bernal.
O esloveno tem uma vantagem, e esse é outro parâmetro fisiológico que não ganha manchetes, como o VO2max, mas é igualmente essencial para aumentar a recuperação: a eliminação de lactato.
“Nunca vi ninguém assim”
“Nunca vi ninguém com a capacidade de Tadej de eliminar o lactato”, explicou o treinador principal dos Emirados Árabes Unidos, Iñigo San Millan. “É realmente notável.” Este fato é fundamental. O lactato é o subproduto da queima de glicose para gerar energia”.
“À medida que a intensidade aumenta, aumenta também a produção de lactato, juntamente com a libertação de ions de hidrogênio que reduzem o pH do sangue. Este banho muscular ácido está ligado a uma diminuição da capacidade contrátil muscular e a uma queda na potência. E este geralmente é o pior pesadelo de todo ciclista. Mas não o de Tadej Pogacar”.
Corpo de Pogacar é extremamente eficiente
“Com Tadej, vemos que ele continua queimando gordura mesmo pedalando em alta intensidade, enquanto outros ciclistas precisam recorrer às suas reservas de glicogênio mais cedo. Seu corpo é extremamente eficiente e converte o lactato, produzido nas mitocôndrias, de maneira eficaz”, explica San Milan.
Pogacar preserva energia
Ele detalha ainda: “Os ciclistas profissionais armazenam cerca de 500 gramas de glicogênio, necessários para esforços realmente intensos. Tadej consegue preservar essas reservas para os momentos em que realmente precisa, pois a eficiência do seu corpo permite que ele retarde o uso das fibras musculares, continuando a pedalar com alta performance por mais tempo”, finaliza o espanhol.