Ex técnico de Tadej Pogacar revela segredo da fisiologia do campeão “nunca vi ninguém com essa capacidade”

Tadej Pogacar foi indiscutivelmente o mais forte no Giro. O ex-treinador espanhol de Pogacar comenta sobre as qualidades fisiológicas que fazem do esloveno um ciclista excepcional e levaram Pogacar a dominar o Giro.

Embora a competição não tenha contado com os principais pilotos de GC do mundo, reservando essa batalha para o Tour, Pogacar demonstrou novamente ser um ciclista com características especiais. Isso também é evidenciado pelo que o ex-técnico da UAE Team Emirates revela sobre ele.

No site Rouleur, o espanhol Iñigo San Milan, atualmente no clube de futebol Athletic Bilbao, detalhou as propriedades fisiológicas únicas de Tadej Pogacar.

girodociclismo.com.br ex tecnico de tadej pogacar revela segredo da fisiologia do campeao nunca vi ninguem com essa capacidade image
Iñigo San Milan e Tadej Pogacar

VO2 máx de 89,4ml/min/kg e eliminação de Lactato

O VO2max de Pogacar foi relatado em 89,4ml/min/kg. Isso é imenso, mas semelhante ao de muitos de seus colegas de pelotão, como Egan Bernal.

O esloveno tem uma vantagem, e esse é outro parâmetro fisiológico que não ganha manchetes, como o VO2max, mas é igualmente essencial para aumentar a recuperação: a eliminação de lactato. 

girodociclismo.com.br ex tecnico de tadej pogacar revela segredo da fisiologia do campeao nunca vi ninguem com essa capacidade image 2
Pogacar possui um V02 relatado de 89,4ml/min/kg, semelhante ao de Egan Bernal

“Nunca vi ninguém assim”

“Nunca vi ninguém com a capacidade de Tadej de eliminar o lactato”, explicou o treinador principal dos Emirados Árabes Unidos, Iñigo San Millan. “É realmente notável.” Este fato é fundamental. O lactato é o subproduto da queima de glicose para gerar energia”.

“À medida que a intensidade aumenta, aumenta também a produção de lactato, juntamente com a libertação de ions de hidrogênio que reduzem o pH do sangue. Este banho muscular ácido está ligado a uma diminuição da capacidade contrátil muscular e a uma queda na potência. E este geralmente é o pior pesadelo de todo ciclista. Mas não o de Tadej Pogacar”.

girodociclismo.com.br ex tecnico de tadej pogacar revela detalhe da fisiologia do campeao image 1
Pogacar realizando o máximo de esforço no Giro d’Italia

Corpo de Pogacar é extremamente eficiente

“Com Tadej, vemos que ele continua queimando gordura mesmo pedalando em alta intensidade, enquanto outros ciclistas precisam recorrer às suas reservas de glicogênio mais cedo. Seu corpo é extremamente eficiente e converte o lactato, produzido nas mitocôndrias, de maneira eficaz”, explica San Milan.

girodociclismo.com.br ex tecnico de tadej pogacar revela segredo da fisiologia do campeao nunca vi ninguem com essa capacidade image 4
Pogacar consegue manter alta intensidade sem acúmulo de Lactato

Pogacar preserva energia

Ele detalha ainda: “Os ciclistas profissionais armazenam cerca de 500 gramas de glicogênio, necessários para esforços realmente intensos. Tadej consegue preservar essas reservas para os momentos em que realmente precisa, pois a eficiência do seu corpo permite que ele retarde o uso das fibras musculares, continuando a pedalar com alta performance por mais tempo”, finaliza o espanhol.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.