A 8ª etapa iniciou como uma repetição do dia anterior. Uma fuga foi consentida pelo pelotão. No entanto ,um detalhe, na fuga estava Tiej Benoot(Jumbo Visma). A presença do belga da Jumbo Visma, era a garantia da equipe, que as coisas não sairiam do controle no grupo dos escapados.
Nesse grupo estavam além de Benoot, Julian Alaphilippe(Soudal Quickstep), Jonathan Castroviejo(INEOS Grenadiers), Giulio Ciccone(Trek Segafredo) e Clement Champoussin(Arkéa Samsic).
No pelotão, a Jumbo Visma e a UAE Team Emirates controlavam os movimentos, não deixando a diferença ser maior que 2 minutos em relação à fuga.
Quando faltavam 20 km para a chegada, dois movimentos simultâneos alteraram a situação da prova.
Giulio Ciccone atacou e deixou os escapados para trás, assumindo a liderança da prova. No pelotão Adam Yates fez um forte ataque, que acabou partindo o pelotão. Jonas Vingegaard acompanhou Yates nesse ataque, mostrando que não entregaria a camisa amarela facilmente. Os dois foram acompanhados por um pequeno grupo de atletas.
Com 17km para a chegada, Antônio Pedrero atacou e largou o pelotão, iniciando uma perseguição à Ciccone.
E Giulio Ciccone(Trek Segafredo) vence a 8ª etapa do Critérium du Dauphiné!!!
Na 2ª posição chega Jonas Vingegaard(Jumbo Visma), que em um ataque na última ascensão deixou os adversários para trás e confirma a vitória da classificação geral do Critérium du Dauphiné 2023. Para fechar o pódio chega Adam Yates(UAE Team Emirates).
Classificação da 8ª etapa do Critérium du Dauphiné 2023:
Em breve a Classificação Geral Final do Critérium du Dauphiné 2023.
Acompanhe diariamente todas as informações do Tour de Suisse 2023 no Giro do Ciclismo.
Diariamente às 13hs30min, serão publicadas as informações da etapa seguinte. Fique ligado!