Specialized lança em edição limitada “as rodas mais rápidas já produzidas”, confira o preço da exclusividade
A Specialized acaba de anunciar seu mais novo lançamento: o Roval Rapide CLX II Team. Este modelo aprimora a já renomada linha de rodas de carbono de alto desempenho da marca, sendo, segundo a Specialized, as rodas de corrida mais rápidas disponíveis no mercado.
Mantido aro em formato de gancho
Optando por manter o aro em forma de gancho, ao invés da controversa tecnologia sem gancho, a Specialized utilizou sua ‘equação’ interna de desenvolvimento: leveza + aerodinâmica + manuseio + durabilidade = velocidade. O resultado é uma roda de desempenho versátil, não focada exclusivamente na aerodinâmica ou na leveza.
“Sabemos que os aros sem gancho nem sempre atendem aos nossos padrões de teste particularmente elevados. Qualquer roda de carbono pode quebrar sob impacto intenso, mas isso não significa que o pneu deva se soltar do aro. É por isso que as nossas rodas estão equipadas com um aro em forma de gancho”, afirma a Specialized.
Abordagem de Desenvolvimento BOB
Os designers da Specialized abordaram o desenvolvimento do Roval Rapide CLX II Team como se estivessem criando um lote especial de rodas para seus pilotos do WorldTour, referindo-se ao projeto como BOB (‘best of the best’). A marca descreve este processo como complexo e demorado, refletindo no preço premium das rodas.
Economia Significativa de Peso
Uma das principais metas da Specialized foi reduzir o peso das rodas. Com 1.520 gramas no modelo anterior (aros dianteiro e traseiro de 51 mm e 60 mm de profundidade, respectivamente), a Rapide CLX II já era leve.
No entanto, através de uma nova estrutura de camadas de carbono e novos cubos, os engenheiros conseguiram reduzir 130 gramas, resultando em um conjunto de rodas com menos de 1.400 gramas.
Novos Cubos e Acabamento
Parte da redução de peso se deve aos novos cubos, que passaram por uma rigorosa otimização. Com acabamento prateado polido, os cubos são facilmente identificáveis no pelotão. Além do novo visual, os cubos foram reprojetados para minimizar o tamanho da flange, economizando alguns gramas.
Os novos cubos de flange baixo utilizam componentes internos EXP da DT Swiss. A eliminação do revestimento em pó preto padrão contribuiu para uma economia adicional de dois gramas em cada cubo.
Economia de 1 segundo a cada 40km
A redução de peso não comprometeu a aerodinâmica. Mantendo o perfil do aro do Rapide CLX II, considerado pela marca como o mais aerodinâmico possível, os engenheiros incorporaram raios Aerolite II da DT Swiss e os novos cubos de flange baixo.
Como resultado, as novas rodas são 0,5 watts mais eficientes que as Rapide CLX II normais, o que, segundo a Specialized, equivale a uma economia de 1 segundo a cada 40 km.
Desempenho Versátil
O perfil do aro oferece desempenho aerodinâmico consistente com uma variedade de tamanhos de pneus, de 26 mm a 30 mm. A Specialized afirma que, independentemente do tipo de terreno, seja em paralelepípedos com pneus de 30 mm ou asfalto liso com pneus de 26 mm, a vantagem aerodinâmica das Rapide CLX II Team permanece a mesma.
Além disso, essas rodas oferecem o melhor manuseio no pelotão e estabilidade em ventos laterais, permitindo que os ciclistas mantenham a posição aerodinâmica por mais tempo e com mais confiança.
Disponibilidade e preço
Devido ao tempo e recursos necessários para a fabricação de cada conjunto de rodas, a Specialized produzirá apenas 1.500 unidades do Roval Rapide CLX II Team. Muitas dessas rodas serão destinadas aos profissionais do WorldTour.
Os sortudos que conseguirem adquirir este produto ultra premium receberão as rodas em uma caixa de exibição, juntamente com um par de pneus S-Works Turbo RapidAir 2Bliss Ready e duas garrafas de água personalizadas Roval, custando 3.700 €.