Primoz Roglic (BORA-Hansgrohe)também venceu a sétima etapa do Critérium du Dauphiné. Na exaustiva etapa de montanha em Samoëns 1600, ele bateu o sprint reduzido. Matteo Jorgenson (Visma-Lease a Bike) finalizou na 2ª posição e Giulio Ciccone (Lidl-Trek) fechou o pódio na 3ª posição.
Remco Evenepoel ficou para trás na ascensão final e chegou somente na 13ª posição.
A etapa
A Etapa Rainha do Critérium du Dauphiné teve 155 quilômetros e é inédita. A subida final nunca fez parte de uma corrida profissional. A subida até Samoëns 1600 é muito difícil. Subir dez quilômetros a 9,3%: é uma tarefa difícil até para os maiores escaladores.
A fuga do dia
A fuga do dia viu 15 fortes ciclistas tentarem a sorte da etapa rainha. SOLER Marc Soler, GODON Dorian Godon, PRODHOMME Nicolas Prodhomme, Casper Pedersen, Magnus Cort, Koen Bouwman, Davide Formolo, Lorenzo Fortunato e Warren Barguil, entre outros, estavam na fuga.
Após diversos componentes da fuga ficarem para trás durante o percurso, Marc Soler iniciou a ascensão final à frente em um voo solo, em busca da vitória na etapa.
Enquanto isso, no pelotão, a Bora-hansgrohe controlava qualquer tentativa que colocasse em dificuldades o líder, Primoz Roglic.
Últimos quilômetros
Durante a ascensão final, com 7 quilômetros para a chegada, Remco Evenepoel não suportou o ritmo imposto por Aleksandr Vlasov, na cabeça do pelotão e ficou para trás.
Marc Soler (UAE Team Emirates) viu sua tentativa de vitória frustrada ao ser alcançado pelo grupo do GC, com somente 2 km para o final.
Vlasov manteve-se na liderança até os últimos seiscentos metros. Ele só desistiu quando Santiago Buitrago acelerou. Oier Lazkano assumiu a dianteira, seguido por Ciccone, Roglic, Matteo Jorgenson, Derek Gee e Carlos Rodríguez.
Lazkano não se contentou em apenas seguir; ele atacou. Contudo, abrir uma brecha não seria permitido e Roglic iniciou seu sprint. Jorgenson tentou alcançar o esloveno, mas não conseguiu. Roglic venceu pelo segundo dia consecutivo e consolidou sua liderança na classificação geral.
Remco Evenepoel terminou a etapa na 13ª posição, 1 min 46 seg após Primoz Roglic.
Assista a chegada
Resultados da 7ª etapa do Critérium du Dauphiné
Classificação Geral do Critérium du Dauphiné 2024
Em breve o Giro do Ciclismo divulgará as classificações de todas as categorias do Critérium du Dauphiné 2024.
Diariamente às 13hs 45min (horário de Brasília), 17hs 45 (horário de Lisboa) o Giro do Ciclismo informará a prévia da etapa seguinte do Critérium du Dauphiné.