Diretor esportivo da Israel-Premier Tech revela surpresa com performance de capitão “nos pegou desprevenidos”
A semana foi marcada por um feito surpreendente: Derek Gee (Israel-Premier Tech), conquistou um impressionante terceiro lugar, na Classificação Geral no Critérium du Dauphiné. Sua performance o colocou a apenas 36 segundos do vencedor, Primoz Roglic (Bora-Hansgrohe).
Primeira vitória profissional
Gee, que já vinha demonstrando seu potencial, venceu a terceira etapa da competição, marcando sua primeira vitória profissional. Além disso, ele conseguiu terminar entre os cinco primeiros em outras quatro etapas, garantindo seu lugar no pódio à frente de ciclistas renomados, como Carlos Rodríguez (Ineos Grenadiers).
Este desempenho não só destacou sua capacidade, mas também o posicionou como um forte candidato para futuras competições de classificação geral (GC).
Na etapa final do domingo, Gee manteve-se firme junto a um grupo de elite, incluindo o vencedor da etapa, Carlos Rodríguez, e o segundo colocado na geral, Matteo Jorgenson (Visma-Lease a Bike). Demonstrando força e estratégia, ele conseguiu superar Roglič e outros escaladores na subida final, assegurando um lugar memorável e inesperado no pódio.
Equipe revela surpresa
Daryl Impey, diretor esportivo da Israel-Premier Tech, elogiou o talento do canadense, destacando sua rápida ascensão na classificação geral de 2023 e 2024, após fortes desempenhos no Giro d’Italia do ano passado.
“Acho que ele é muito parecido com um cara como Geraint Thomas, completo, que escala bem, é alto, faz bem o Contrarrelógio, anda bem no plano e gosta das clássicas. É incrível ver o quão rápido ele progrediu. Normalmente, na equipe, vejo caras estressados com isso, mas ele está aqui apenas abraçando o momento e indo em frente. É uma ótima mentalidade.”
Impey expressou confiança no futuro de Gee. “No futuro, acho que ele pode definitivamente ser um piloto de GC. Em Grand Tours, ainda não sabemos porque é difícil dizer depois de três semanas. Obviamente, isso nos pegou desprevenidos”. Depois, o Tour de France está chegando e veremos como ele vai lá.”
Feliz com as pernas e Tour de France garantido
Com o pódio no Critérium du Dauphiné, Gee está pronto para sua primeira aparição no Tour de France em julho. Demonstrando humildade e gratidão, Gee creditou grande parte de seu sucesso à sua equipe.
“Está começando a melhorar. Durante toda a semana fiquei nervoso esperando que as pernas cedessem, e depois eu estava sofrendo tanto que não consegui aproveitar, mas agora tudo está começando a melhorar”, disse ele no final do Critérium du Dauphiné.
“Eu estava sofrendo, mas assim que vi Roglic ficar para trás, pensei ‘ah, talvez eu tenha boas pernas hoje’, então tentei. Quando Matteo disse ‘Não consigo superar, estou no limite’, puxei e imediatamente cheguei ao limite e não consegui mais aguentar, então aqueles dois simplesmente foram embora. Não pude fazer nada a respeito, mas fiquei muito feliz com as pernas.”