Critérium du Dauphiné: Iván Romeo surpreende, vence a 3ª etapa e assume liderança; confira os resultados e a chegada
Iván Romeo (Movistar) venceu a 3ª etapa do Critérium du Dauphiné em um dia de triunfo da fuga inicial. O espanhol atacou no reduzido grupo de escapados, a 5km da chegada para não ser alcançado.
Harold Tejada (XDS Astana) terminou na 2ª colocação, com Louis Barré (Intermarché-Wanty) completando o pódio da etapa na 3ª posição.
Com o resultado, Romeo assume a camisa amarela de líder da classificação geral, uma vez que o então líder, Jonathan Milan (Lidl-Trek), finalizou a mais de 5 minutos após Romeo.

A 3ª etapa do Critérium du Dauphiné
A 3ª etapa do Critérium du Dauphiné reservava fortes emoções em um percurso de 207km entre Brioude e Charantonnay e mais de 3.000 metros de altimetria, com a maior parte sendo no início da etapa.
Entretanto, no final o pelotão enfrentaria um “muro”, o Côte du Château Jaune (1,2 km a 9,2% com 13% máx) que poderia quebrar os principais sprinters do pelotão.

Forte fuga na etapa
Após o ataque de Mathieu van der Poel uma forte fuga caracterizou a etapa. A lém de Van der Poel estavam Axel Laurance e Michael Leonard (INEOS Grenadiers), Krists Neilands (Israel-Premier Tech),Harold Tejada (XDS-Astana), Florian Lipowitz (Red Bull-BORA-hansgrohe), Julien Bernard (Lidl-Trek), Eddie Dunbar (Jayco AlUla), Louis Barré (Intermarché-Wanty), Anthony Turgis (TotalEnergies), Ivan Romeo (Movistar), Brieuc Rolland (Groupama-FDJ) e Andreas Leknessund (UNO-X).

O grupo de 13 ciclistas abriu uma vantagem de mais de 2 minutos sobre o pelotão onde estavam os principais candidatos à vitória geral. Com o poderoso ataque, o líder da Classificação Geral, Jonathan Milan ficou para trás e iniciou uma luta desesperada para manter a Maillot Jaune.

UAE Emirates, Soudal e Visma-Lease a Bike aceleram forte
Com cerca de 100km para a chegada, a UAE Emirates, a Soudal Quick-Step e a Visma-Lease a Bike colocam seus gregários na frente do pelotão.
As equipes pareciam se sentir ameaçadas com a presença de Florian Lipowitz, capitão da Red Bull-BORA-hansgrohe na fuga.

Vantagem da fuga cai rapidamente
Com a aproximação da montanha final o Côte du Château Jaune (1,2 km a 9,2% com 13% máx), a 20 km da chegada o pelotão passou a acelerar ainda mais forte, com a vantagem dos escapados em cerca de 1 minuto.
Como a montanha apresentava um estreitamento no seu ponto final, um ataque poderia deixar candidatos à classificação geral em dificuldade e uma batalha no pelotão foi travada.

Montanha decisiva quebra fuga
Após a montanha final, a fuga sofreu uma quebra. Um grupo de 4 ciclistas, inicialmente conseguiu de distanciar dos demais e passou a liderar a prova. Entretanto, logo após, Mathieu van der Poel retornou à fuga, que neste momento possuía 10 elementos.

Pelotão acelera forte em busca da neutralização da fuga
Enquanto isso, o pelotão, liderado pela UAE Emirates acelerava forte em busca da neutralização da fuga. Com 09 km para a chegada, a vantagem da fuga estava em cerca de 1min 20seg e a vitória da fuga parecia inevitável.

Ivan Romeo ataca rumo à vitória
Dez ciclistas ainda estavam na disputa direta pela vitória, incluindo nomes como Romeo, Van der Poel, Tejada e Dunbar.
Van der Poel se manteve vigilante frente a diversas tentativas de ataque, mas hesitou no momento crucial: Iván Romeo lançou seu movimento solitário e certeiro, aproveitando uma brecha deixada pelos rivais.
Primeira vitória no WorldTour e nova liderança
Romeo, campeão mundial sub-23 de contrarrelógio, sustentou uma vantagem de cerca de 15 segundos até a linha de chegada, para aos 21 anos, celebrar sua 2 ª vitória na carreira, a 1ª no WorldTour e, de quebra, assumir a liderança geral da prova, com Jonathan Milan finalizando 5min 45seg após Romeo.

Na disputa pelo 2º lugar, Harold Tejada levou a melhor sobre Louis Barré e Florian Lipowitz, que haviam se destacado na reta final. Van der Poel ainda lutou com os demais remanescentes da fuga, mas teve que se contentar com a 5ª colocação.
O pelotão com os principais ciclistas do GC, chegou 1min 08seg após Romeo, assistindo Florian Lipowitz conquistar segundos preciosos de vantagem.
Assista a chegada
Resultados da 3ª etapa do Critérium du Dauphiné






Classificação Geral do Critérium du Dauphiné

O Giro do Ciclismo publicará em breve as Classificações completas de todas as categorias do Critérium du Dauphiné 2025.