Os campeonatos nacionais proporcionaram a oportunidade para Tadej Pogacar retornar à competição. O ciclista esloveno tem sido bem-sucedido nesses eventos antes do Tour de France, e desta vez não foi diferente. Ele conquistou a vitória no contra-relógio, terminando mais de 5 minutos à frente do segundo colocado na estrada.
Em uma entrevista após a corrida, Pogacar declarou: “Meu objetivo era ser mais rápido do que há três anos, e consegui”. Ele conseguiu melhorar seu tempo em relação ao percurso que venceu em 2020, embora não seja possível ter certeza se as condições climáticas eram as mesmas. Naquela época, o contra-relógio serviu como um sinal do que estava por vir no contra-relógio final do Tour de France, e Pogacar desde então se tornou uma figura proeminente nessa modalidade.
No entanto, a vitória não foi o aspecto mais importante durante a corrida de ontem para Tadej Pogacar. Seu principal objetivo era testar sua forma física, e tudo parecia estar bem. Além disso, ele também colocou seu pulso à prova, que tem sido motivo de preocupação: “Minha mão já não me incomoda, mas preciso ter cuidado para não machucar o pulso. Sempre há um pouco de nervosismo antes de cada corrida, mas estou muito feliz que tudo tenha corrido bem, sem problemas, e que pude acelerar ao máximo”.
Ele participará das corridas nacionais de estrada neste domingo, o que proporcionará uma avaliação mais precisa da situação, mas Pogacar está confiante em sua forma física antes do Tour.