Brandon McNulty (UAE Team Emirates) conquistou a primeira camisa vermelha da Vuelta a España 2024. O americano registrou o melhor tempo no Contrarrelógio de abertura, percorrendo os 12 km em 12min 35seg. Mathias Vacek (Lidl-Trek) marcou o 2º melhor tempo e Wout van Aert (Visma-Lease a Bike), completou o pódio na 3ª colocação.
A etapa
A 1ª etapa da Vuelta a España reservou um Contrarrelógio de 12 km com largada em Lisboa. Logo no primeiro quilômetro, os competidores seguiram em direção à costa, passando pelos jardins da Praça do Império, que antecede uma curva à direita, a partir daí, os atletas seguiram por um trajeto quase reto até o final em Oeiras.
Edoardo Affini registra o 1º tempo a ser batido
Após um início onde as marcas iam se superando, Edoardo Affini (Visma-Lease a Bike) registrou o tempo a ser batido. O italiano que largou na 22ª posição cravou 12min 43seg e estabeleceu a meta para todos os competidores.
Campeão Europeu fica a 28 centésimos de Affini
A expectativa estava crescendo a medida que os ciclistas iam finalizando suas provas sem bater o italiano. Joshua Tarling (INEOS Grenadiers), o Campeão Europeu da modalidade foi o 130º a largar e imprimiu um ritmo muito forte, passando no primeiro ponto de cronometragem 3 segundos abaixo de Affini.
No entanto, o esforço pareceu ter sido excessivo e Tarling perdeu tempo na 2ª metade da prova, finalizando a etapa em Oeiras, somente 28 centésimos de segundo após Edoardo Affini.
Mathias Vacek bate Edoardo Affini
A surpresa surgiu quando o tcheco Mathias Vacek (Lidl-Trek) largou para fazer sua prova e cruzar o ponto intermediário (7,3km) 2 segundos a menos que Edoardo Affini. O tcheco continuou acelerando, e bateu o tempo de Affini, por 6 segundos (12min 37seg), parecendo que a etapa já estava definida.
Brandon McNulty bate tempo e vence etapa
Quando parecia que a vitória estava garantida para o tcheco Vacek, Brandon McNulty (UAE Team Emirates) baixou o tempo ainda mais, registrando 12min 35seg, 2 segundos mais rápido que o tempo anterior.
Logo após largou Wout Van Aert, outro favorito, que não conseguiu superar o tempo do Campeão Norte-Americano de Contrarrelógio, registrando um tempo 2 segundos mais lento que MacNulty. Assim, o americano da UAE Team Emirates é o primeiro líder da Vuelta a España 2024.
João Almeida e Nelson Oliveira com diferença de apenas 1 segundo
Os ciclistas portugueses fizeram boas provas. João Almeida (UAE Team Emirates) registrou o 10º tempo, 19 segundos após McNulty. Nelson Oliveira (Movistar) registrou o melhor tempo da sua equipe e finalizou a etapa na 11ª posição, somente 20 segundos após o vencedor.
Já Rui Costa (EF Education EasyPost), não tem essa prova como uma das suas especialidades e completou a prova na 75ª posição.
Assista a chegada do vencedor
Resultados da 1ª etapa da Vuelta a España
Classificação Geral da Vuelta a España
Em breve a Classificação Geral completa, com todas as classificações de todas as categorias da Vuelta a España 2024.