Vuelta a Espãna: resultados da 4ª etapa, Primoz Roglic vence e assume liderança, João Almeida 3º, assista a chegada
Primoz Roglic (Red Bull Bora-hansgrohe) venceu a 4ª etapa da Vuelta a España ao bater Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny), no sprint reduzido no alto do Pico Villuercas. João Almeida (UAE Team Emirates) fechou o pódio da etapa, na 3ª posição. Com o resultado, Primoz Roglic é o novo líder da Vuelta a España 2024.
A etapa
A primeira etapa realmente difícil, aconteceu neste primeiro dia em solo espanhol, com chegada no Pico Villuercas. Depois de três subidas categorizadas, o pelotão precisou encarar esta montanha de 1ª categoria, com 14,6 km de extensão, e 6,2% de inclinação média, que apresentava entre cinco e dois km do final, uma inclinação ao redor de 20%.
A fuga
Cinco ciclistas abriram a fuga do dia, claramente em busca dos pontos distribuídos na Classificação de Montanha. Bruno Armirail (Decathlon AG2R La Mondiale), Sylvain Moniquet (Lotto Dstny), Filippo Zana (Jayco-AlUla), Pablo Castrillo (Kern Pharma) e Mikel Bizkarra (Euskaltel-Euskadi) protagonizaram uma fuga autorizada pelo pelotão, que não deixava os cinco ciclistas abrirem mais de 3 minutos de vantagem.
Enquanto isso, o pelotão era liderado pelas principais equipes com interesses na vitória da etapa e também da Classificação Geral. Visma-Lease a Bike e Red Bull Bora-Hansgrohe se destacaram até o início da subida final.
Últimos Quilômetros
O pelotão entrou na subida final, logo atrás do último remanescente da fuga inicial, Pablo Castrillo que foi alcançado com pouco mais de 4 km para a chegada. Neste momento, o ritmo no pelotão era alucinante, fazendo com que o pelotão fosse reduzido a um pequeno grupo. Praticamente somente os capitães permaneciam para o final da etapa.
O primeiro a movimentar-se foi Pavel Sivakov, mas Primoz Roglic e Enric Mas logo se destacaram com maior velocidade, até que Felix Gall desferiu um ataque decisivo.
Três ciclistas rapidamente saíram em perseguição a Gall: Roglic, Mas e o surpreendentemente forte Lennert Van Eetvelt.
No entanto, Gall pagou o preço por seu esforço inicial e acabou perdendo terreno. Para os favoritos da corrida, como o campeão Sepp Kuss, Thymen Arensman, Adam Yates, Richard Carapaz e Mikel Landa, a situação parecia ainda mais complicada, pois ficaram distantes do grupo da frente, perdendo tempo significativo.
Sprint Final
Enquanto Roglic, Mas e Van Eetvelt pareciam equilibrados, a dinâmica de corrida mudou, abrindo espaço para o retorno de João Almeida e dos fortes Mateus Riccitello e Gall. Surpreendentemente, até Mikel Landa, que havia ficado para trás, conseguiu recuperar terreno. Aproveitando o momento, Landa decidiu arriscar com um ataque inesperado nas últimas centenas de metros.
Lennert Van Eetvelt estava atento e rapidamente colou na roda traseira de Landa, iniciando o sprint antes de todos. Parecia que o belga garantiria a vitória com um forte sprint, mas Roglic mostrou um timing impecável, o esloveno ultrapassou Van Eetvelt nos metros finais, conquistando a vitória.
Assista a Chegada
Resultados da 4ª etapa da Vuelta a España
Classificação Geral da Vuelta a España
Em breve a Classificação Geral completa, com as classificações de todas as categorias da Vuelta a España 2024.