Ben O’connor (Decathlon AG2R La Mondiale) venceu a 6ª etapa da Vuelta a España, após estar na fuga inicial e protagonizar um ataque fulminante na 2ª montanha do dia. Marco Frigo (Israel-Premier Tech) terminou e etapa na 2ª posição e Florian Lipowitz (Red Bull Bora) bateu o pequeno grupo da fuga, para ficar com a 3ª colocação.
Com o resultado, O’Connor é o novo líder da Classificação Geral, com uma diferença de tempo ao 2º colocado, Primoz Roglic, de 4min 51seg.
A Etapa
A 6ª etapa da Vuelta a España, apresentou uma etapa típica da Vuelta: muito difícil para os velocistas, mas muito fácil para os escaladores puros. Um dia ideal para a fuga, com finalização na subida ao Alto de Las Abejas, em Yunquera (8,9 km a 3,9%), após 3 subidas categorizadas. E após a declaração de Primoz Roglic (Red Bull Bora-hansgrohe), a expectativa de um novo líder ao final da etapa era grande.
A Fuga do Dia
A maior fuga, até o momento, da Vuelta a España 2024, aconteceu nesta 6ª etapa. 33 ciclistas protagonizaram a fuga inicial. Entre eles estavam Clément Berthet (Decathlon AG2R La Mondiale ), Pelayo Sanchez (Movistar), Cristian Rodriguez (Arkea-B&B Hotels), Marc Soler (UAE Team Emirates), Kim Heiduk e Josh Tarling (INEOS Grenadiers), Mauri Vansevenant e Louis Vervaeke (T-Rex Quick-Step), Patrick Konrad e Mathias Vacek (Lidl -Trek), entre outros.
Com a chegada da primeira montanha, o Puerto del Boyar (14,7 km a 5,5%), a fuga inicial foi se dividindo em diversos pequenos grupos, com o grupo líder já reduzido a 13 ciclistas, com Ben O’connor (Decathlon AG2R) e Florian Lipowitz (Red Bull Bora) assumindo a liderança virtual da competição. Enquanto isso, no pelotão, a Red Bull Bora-hansgrohe e a UAE Team Emirates procuravam controlar as ações.
Ataque decisivo de Ben O’connor
No alto da 2ª montanha categorizada do dia aconteceu o movimento decisivo da etapa. Ben O’connor atacou para conquistar os bônus de tempo (6seg) no alto do Puerto del Viento. O australiano foi seguido por Gijs Leemreize (dsm-firmenich PostNL), e os dois iniciaram um desafio em busca da vitória.
No entanto o holandês não suportou o ritmo na penúltima ascensão e Ben O’connor iniciou seu voo solo em direção à vitória, com o pelotão, neste momento registrando mais de 6 minutos de atraso.
Últimos Quilômetros
Ben O’connor iniciou a última ascensão do dia, o Alto de Las Abejas, em Yunquera (8,9 km a 3,9%), 6 min 45 seg à frente do pelotão. Com essa vantagem, O’Connor assumiria a liderança da Classificação Geral, com mais de 4 minutos de vantagem sobre Primoz Roglic. Com a diferença sendo mantida O’Connor cruzou a linha de chegada após uma grande performance.
Após a chegada de O’Connor, houve uma longa espera pelo número dois da etapa: Marco Frigo (Israel-Premier Tech). O italiano ainda estava à frente de Gijs Leemreize no final, que parecia estar a caminho do terceiro lugar. Porém, nos últimos metros, o holandês foi ultrapassado por um grupo de ciclistas liderados por Florian Lipowitz (Red Bull Bora).
O pelotão dos principais candidatos ao GC cruzou a linha de chegada 6 min 31 seg após o vencedor da etapa, cedendo a liderança da Classificação Geral com uma grande folga ao australiano.
Assista a Chegada de Ben O’Connor
Resultados da 6ª Etapa da Vuelta a España 2024
Classificação Geral da Vuelta a España
Em breve a Classificação Geral completa, com as classificações de todas as categorias da Vuelta a España 2024.