Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) conseguiu uma vitória impressionante na 6ª etapa da Vuelta a España. O australiano, não só venceu com uma vantagem significativa, como também melhorou sua colocação na classificação geral.
Um Dia de Decisão
Após a vitória, O’Connor comentou sobre sua estratégia e sentimentos durante a etapa. “Eu me senti em meu próprio mundo hoje”, afirmou o ciclista na entrevista após a etapa.
“Quando aquele grupo de 30 saiu, fiquei um pouco decepcionado, pois achei que era uma boa oportunidade. Mas quando a competição se abriu novamente, eu simplesmente fui em frente”.
“Senti que hoje era o dia em que deveria arriscar. Desde o início percebi que poderia vencer esta etapa. É muito especial se tiver sucesso.”
O’connor com vitórias nos 3 Grand Tours
Na 4ª etapa, com chegada em no Pico Villuercas, O’Connor havia perdido dois minutos importantes, o que ele atribuiu ao calor extremo. No entanto, nesta sexta etapa, as condições foram mais favoráveis. “Hoje estava menos quente. Ainda fazia calor, mas não os 42 graus da etapa anterior”.
“Pude aproveitar melhor a corrida e me sinto aliviado por estar agora entre os vencedores de etapas nos três Grand Tours. É uma honra estar nessa lista” (Giro 2020, Tour 2021 e Vuelta 2024).
Projeções para a Classificação Geral
Com uma vantagem aproximada de cinco minutos, surgem especulações sobre até onde O’Connor poderá chegar na classificação geral da Vuelta.
“Depende de como eu me saio em Cazorla (8ª etapa, próximo sábado) e Granada (9ª etapa, domingo). Certamente é uma oportunidade de ouro e vou economizar o máximo de energia que puder. Sinto um pouco de déjà vu em relação ao Tour de 2021, quando também me encontrei numa situação semelhante.”
Para ele, a resposta ainda é incerta, mas a satisfação com o desempenho é evidente. “Pode ser uma experiência única na vida, então vou aproveitar cada momento. Talvez por muito tempo, talvez não”, finalizou com humor.