No último sábado, a jovem promessa do ciclismo espanhol, Pablo Torres, de apenas 18 anos e integrante do projeto de desenvolvimento da UAE Team Emirates, protagonizou uma atuação memorável na etapa final do Tour de l’Avenir, na subida do icônico Colle delle Finestre (18,5km, 9,16% de inclinação média).
Marca de Chris Froome superada
A etapa decisiva do Tour de l’Avenir terminou na desafiadora subida do Colle delle Finestre, local onde Chris Froome, tetracampeão do Tour de France, fez história no Giro d’Italia de 2018 com um ataque solo impressionante de mais de 80 km.
O jovem espanhol concluiu a escalada em 1h 00min 45 seg, superando a marca de Froome, que era de 1h 04min 19seg.
Melhor marca da história de um adolescente
Torres, segundo estimativas do canal especializado Cycling Graphs, o espanhol manteve uma média impressionante de 6,04 watts/kg durante a subida. Esta marca seria equivalente a 6,34 watts/kg ao nível do mar, durante 1h 00min 45seg, seria considerado o melhor desempenho da história de um jovem adolescente.
“Foi uma semana difícil”
Após uma semana de intensas disputas Torres, que terminou em segundo lugar na classificação final, a apenas 12 seg de Joseph Blackmore expressou satisfação com o seu desempenho. “Foi uma semana muito difícil”, disse o ciclista espanhol em entrevista ao canal oficial da UAE Team Emirates.
“No final, não foi o suficiente para ganhar a classificação geral, mas ainda estamos felizes. As vitórias em duas etapas e o segundo lugar na classificação final são grandes feitos. Vou para casa muito satisfeito.”