Vice-Campeão da Noruega testa positivo em exame antidoping “não sei o que fazer ou para onde me virar, estou entorpecido”
O norueguês Iver Knotten, de 25 anos, testou positivo em teste antidoping. O ciclista que foi Vice-Campeão Nacional de Contrarrelógio em 2023, integra a equipe Global 6 United (apesar de estar sem competir desde janeiro) e testou positivo para a substância proibida Ibutamoren, em conformidade com os regulamentos da Agência Mundial Antidoping (WADA).
A substância, conhecida por estimular a produção de hormônios do crescimento, é utilizada para aumentar a massa muscular e acelerar a recuperação, sendo considerada como agente anabólico pela WADA.
Teste durante Campeonato Norueguês
O teste positivo de Knotten foi realizado durante o Campeonato Nacional Norueguês de Ciclismo de Pista, em dezembro de 2023. Inicialmente, o resultado foi negativo, mas uma nova avaliação verificada posteriormente encontrada a presença de Ibutamoren.
Knotten, que conquistou um impressionante segundo lugar no Campeonato Nacional Norueguês de Contrarrelógio em 2023, não participa de competições desde janeiro de 2024, e o resultado positivo de doping agora esclarece sua ausência.
Em entrevista à rede de tv norueguesa TV 2, Knotten explicou: “O teste que foi feito em dezembro não deu resultado. Mas quando mais tarde fui testado novamente, em uma nova análise, deu positivo.”
“Não sei o que fazer ou para onde me virar”
Knotten atribuiu o teste positivo ao uso inadvertido de suplementos dietéticos e mantém sua inocência, acreditando que as acusações serão esclarecidas em breve. Refletindo sobre os efeitos da situação, ele revelou o impacto emocional devastador que vem enfrentando.
“Se eu descrevesse os últimos meses, seria que estive completamente vazio. Estou constantemente entorpecido. Não sei o que fazer ou para onde me virar”, afirmou o ciclista, demonstrando perplexidade diante das acusações.