Tadej Pogacar se prepara para estrear sua recém-conquistada camisa arco-íris no Giro dell’Emilia, neste sábado, 5 de outubro. O esloveno, que recentemente se tornou Campeão Mundial, pretende usar a prova, que terminou em segundo nas duas últimas edições, como preparação para seu grande objetivo de fim de temporada: a defesa do título no Il Lombardia, onde busca sua quarta vitória consecutiva.
Desafios no Giro dell’Emilia
A prova italiana, de 215km, uma das clássicas mais prestigiadas do país, termina com várias subidas da icônica e íngreme subida de San Luca, em Bolonha, cenário que traz boas recordações a Pogačar, já que foi ali que ele lançou seu primeiro ataque significativo no Tour de França deste ano, garantindo a camisa amarela na segunda etapa.
Presença de João Almeida no Start List provisório
A UAE Team Emirates apresenta até o momento uma forte lista de largada para a competição italiana. Além da presença do português João Almeida, Juan Ayuso, Adam Yates e Diego Ulissi completam a lista de largada provisória da equipe para a Clássica em Bolonha.
Forte concorrência promete dificultar o trabalho de Pogacar
No entanto, o ciclista da UAE Team Emirates enfrentará uma forte concorrência, incluindo Primoz Roglic, tricampeão do Giro dell’Emilia, e Remco Evenepoel, Campeão Olímpico, que também estão prontos para liderar um grupo de elite, na corrida de 215 km.
Preparação para a Il Lombardia
Após a estreia da camisa arco-íris e o ajuste em San Luca, Pogacar deve correr a Tre Valli Varesine, no dia 8 de outubro, prova que venceu em 2022. Em seguida, seguirá para Bérgamo para sua última corrida da temporada, Il Lombardia, onde espera conquistar seu sétimo monumento e o quarto título consecutivo na Corrida das Folhas Caídas.
Caso consiga repetir o feito em Como, Pogacar imitará a sequência vitoriosa de quatro anos de Fausto Coppi, alcançada no final da década de 1940.