Jovem prodígio da Visma-Lease a Bike revela lesão que enfrentou em toda temporada, ciclista descartou problema na artéria femoral

Cian Uijtdebroeks, jovem promessa belga do ciclismo, de apenas 21 anos, finalmente descobriu o que comprometeu seu desempenho, durante toda a temporada passada.

Durante a Vuelta a España 2024, competição que abandonou após a 14ª etapa, o ciclista da Visma-Lease a Bike enfrentou uma persistente sensação de dormência nas pernas, o que levantou preocupações sobre sua saúde. Na época, especulava-se sobre um possível estreitamento da artéria femoral, mas o diagnóstico revelou outra causa.

Problema nas costas como origem da dormência

Em entrevista coletiva organizada por sua equipe, a Visma-Lease a Bike, Uijtdebroeks explicou que a dormência não estava relacionada a problemas arteriais.

“A princípio pensei que fosse uma artéria femoral comprimida. Entretanto, os exames mostraram que eu tinha um problema na parte inferior das costas, onde há muitos nervos que chegam às pernas. Isso explica a sensação de entorpecimento”, revelou o ciclista durante a coletiva de imprensa da equipe nesta quinta-feira.

girodociclismo.com.br jovem prodigio da visma lease a bike revela lesao que afetou sua temporada de 2024 ciclista descartou lesao na arteria femoral image 3
Uijtdebroeks apresentava os sintomas desde o Giro d’Italia. O ciclista abandonou a competição na 11ª etapa, quando estava na 5ª posição do GC

Intenso programa de fortalecimento muscular

Para controlar os problemas na região lombar, Uijtdebroeks iniciou um intenso programa de fortalecimento muscular. “Passei mais tempo na academia do que na bicicleta nas últimas semanas. Tornei-me um fisiculturista”, disse ele com bom humor.

“Fiz muitos exercícios de fortalecimento das costas e da região pélvica. Essa continuará sendo uma área de trabalho nos próximos meses”, afirmou Uijtdebroeks.

girodociclismo.com.br jovem prodigio da visma lease a bike revela lesao que afetou toda temporada de 2024 ciclista descartou lesao na arteria femoral image 1
Cian Uijtdebroeks abandonou a Vuelta a España na 14ª etapa

Ajustes na posição da bicicleta

Além dos exercícios específicos, Uijtdebroeks também alterou sua posição no selim da bicicleta para aliviar a pressão na parte inferior das costas. Os resultados das mudanças já começaram a aparecer.

“Os exercícios de fortalecimento muscular e a nova posição de ciclismo estão valendo a pena, porque agora posso completar o treino intervalado sem dor”, destacou o belga.

Com o problema identificado e os ajustes em curso, Uijtdebroeks está confiante em uma recuperação completa para as próximas temporadas, esperando voltar a competir em alto nível.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.