Patrick Lefevere, de 69 anos, está encerrando sua notável trajetória como CEO da Soudal Quick-Step. O excêntrico flamengo, que fundou a equipe belga em 2003, deixará o principal cargo do “The Wolfpack”, como a equipe é conhecida, em 31 de dezembro de 2024, conforme revelam os canais oficiais da equipe.
Após mais de duas décadas de liderança, ele passará o bastão para Jurgen Foré, atual diretor operacional da equipe (COO). No entanto, Lefevere continuou envolvido como membro honorário do conselho da equipa, oferecendo a sua experiência à nova gestão.
“É um momento de mudança de vida” afirma Patrick Lefevere
“É um momento de mudança de vida, deixar um papel ao qual me dediquei tanto da minha vida. Eu senti que era o momento certo para essa mudança. Quando comecei a trabalhar com Jurgen há um ano, era com uma visão de suavizar a transição, para quando eu eventualmente sairia”.
“Eu vi como seus relacionamentos com nossos patrocinadores e parceiros, cresceram nos últimos 12 meses, e eu sei que com Jurgen assumindo como CEO e com o apoio do conselho, essa equipe tem um futuro brilhante”.
Jurgen Foré assume com ampla experiência
A partir de 2025, a gestão diária da Soudal Quick-Step passa a ser da responsabilidade de Jurgen Foré, de 54 anos. Ele assumirá o cargo em conjunto com o principal acionista, Zdenek Bakala e o ex-assessor jurídico Auret Van Zyl.
Foré, tem ampla experiência em consultoria e envolvimento prévio com organizações de ciclismo como Flanders Classics e Lotto-Dstny.
“Patrick tem sido uma figura de referência no ciclismo profissional, por quem todos têm grande respeito e admiração. Ele foi capaz de construir uma base sólida e estabilidade que manteve esta equipe crescendo por mais de duas décadas. Gostaria de agradecê-lo pessoalmente pelo apoio que me deu nos últimos 12 meses desde que entrei para a equipe”, afirmou Foré.
O Impacto de Patrick Lefevere no Ciclismo
Desde que fundou a equipe, originalmente Quick-Step-Davitamon, em 2003, Lefevere acumulou resultados impressionantes. Sob a sua liderança, a Soudal Quick-Step conquistou quase 1.000 vitórias, incluindo:
- 22 Monumentos
- 124 Vitórias em etapas de Grand Tours
- 3 Medalhas de Ouro Olímpicas
- 19 Títulos Mundiais
- 4 Títulos Europeus
- 1 Grand Tour, após a vitória de Remco Evenepoel na Vuelta a España 2022
Zdenek Bakala, proprietário da Soudal Quick-Step agradece
“Gostaria de agradecer ao Patrick pela sua dedicação e paixão em fazer da Soudal Quick-Step a equipe que é hoje. Patrick sempre falou sobre o trabalho árduo de sua equipe e ciclistas, mas isso é impulsionado pela figura que está na proa. Não devemos subestimar como ele construiu uma cultura na qual esses pilotos e equipe podem prosperar.”
O Legado “The Wolfpack”
Mesmo fora da função de CEO, Patrick Lefevere continuará vinculado à equipe como membro honorário do conselho, mantendo sua conexão com “The Wolfpack”.
Sua contribuição para o ciclismo profissional, tanto em resultados quanto na construção de uma cultura sólida, será uma inspiração para uma nova liderança. Lefevere deixa um legado marcante e um desafio para Jurgen Foré e a nova gestão: preservar e expandir a história de sucesso da Soudal Quick-Step.
𝗧𝗲𝗮𝗺 𝗻𝗲𝘄𝘀: 𝗣𝗮𝘁𝗿𝗶𝗰𝗸 𝗟𝗲𝗳𝗲𝘃𝗲𝗿𝗲 𝘁𝗼 𝘀𝘁𝗲𝗽 𝗱𝗼𝘄𝗻 𝗮𝘀 𝗦𝗼𝘂𝗱𝗮𝗹 𝗤𝘂𝗶𝗰𝗸-𝗦𝘁𝗲𝗽 𝗖𝗘𝗢
— Soudal Quick-Step Pro Cycling Team (@soudalquickstep) December 10, 2024
Read more about it: https://t.co/L66E2OY5Vg
Photo: @BeelWout pic.twitter.com/szi3NCLMXs