Tadej Pogacar estreia em clássica de paralelepípedos e diretor da UAE justifica “queremos que Tadej não fique na zona de conforto”
O programa de competições de Tadej Pogacar para 2025 inclui uma estreia notável: a clássica de primavera Gent-Wevelgem. O diretor esportivo da UAE Team Emirates, Joxean “Matxin” Fernández, revelou ao canal belga Sporza o motivo por trás dessa decisão estratégica.
“Queremos que Tadej não fique na zona de conforto”
“Com Tadej, precisamos buscar novos incentivos e competições diferentes a cada temporada”, explicou Matxin. “Queremos evitar que ele permaneça muito em sua zona de conforto. Dessa forma, ele se mantém suficientemente motivado para se preparar para um novo ano de ciclismo.”
Com esse enfoque, a equipe tem desafiado Tadej Pogacar em todas as temporadas. Em 2023 ele estreou na Paris-Nice e na E3 Saxo Classic. Em 2024, foi a vez do Giro d’Italia. Dessas três estreias, o esloveno conquistou vitórias em duas, sendo a E3 a única exceção (3º lugar).
Estreia na Gent-Wevelgen
Agora, em 2025, a tradicional Gent-Wevelgem, vencida por Mads Pedersen em 2024, entra no programa de Tadej Pogacar, oferecendo mais uma oportunidade para o esloveno adicionar uma clássica à sua interminável coleção de vitórias no dia 30 de março.
O fascínio pela Gent-Wevelgem
De acordo com Matxin, o apelo da Gent-Wevelgem está em sua complexidade. “É uma competição especial, com grande público e trechos não pavimentados (paralelepípedos)”, descreveu.
“É uma corrida difícil de vencer. Isso também se aplica à Milan-San Remo. Mas, com Pogacar, uma corrida difícil é sempre um pouco menos difícil de vencer”, Matxin Fernández.
Além de ser uma estreia, Gent-Wevelgem representa um novo tipo de desafio para o Campeão Mundial. A prova desperta o fascínio dos especialistas em clássicas, por suas características únicas, como forte vento cruzado e terrenos acidentados, prova que se alinha bem ao estilo versátil de Pogacar, que já demonstrou sua capacidade de brilhar neste tipo de terreno.
“A Gent-Wevelgem não será a única corrida nova no calendário de Tadej”
O calendário de Pogacar para 2025, pode ainda guardar surpresas. Matxin deixou no ar a possibilidade de novas estreias, o que levou a imprensa belga a especular sobre uma possível presença na Paris-Roubaix.
“A Gent-Wevelgem não será a única corrida nova no calendário de Tadej”, declarou o espanhol, levantando uma dúvida sobre qual será a próxima aventura do Campeão Mundial.