A atuação de Jonas Vingegaard (Jumbo Visma) na 16ª etapa do Tour de France 2023 será inesquecível e sem dúvida será considerada uma das maiores exibições na longa história desta prestigiada corrida de ciclismo. Tom Dumoulin, o ex-vencedor do Giro d’Italia, ficou totalmente impressionado com o que viu.
“Estou simplesmente sem palavras. Acho que este é o melhor contra-relógio já feito no ciclismo. É realmente incrível, um desempenho inigualável no contra-relógio. Jonas teve um desempenho brilhante tanto na subida quanto na descida. Não tenho palavras para descrevê-lo”, elogia Dumoulin para Emissora holandesa NOS após a etapa. “Quase três minutos à frente de Van Aert, que é um excelente contra relogista, e mais de um minuto e meio à frente de Pogacar.”
Dumoulin sente que agora pode ser encerrado no que diz respeito à batalha pelo Maillot Jaune. “Ninguém esperava isso. Eu não poderia ter imaginado, Jumbo-Visma não poderia ter imaginado, Vingegaard não poderia ter imaginado e Pogacar não poderia ter imaginado. O Tour parece estar decidido agora, é realmente surpreendente.”
“Ele foi brilhante nas curvas na descida. Ele desceu muito bem durante todo o Tour e também não deixou nada sobre a mesa na moto de contra-relógio”, continua Dumoulin. “Ele empurrou o limite, mas não o ultrapassou. Ele também foi muito sólido nas seções planas. E subindo, parecia ser um pedaço de bolo para ele. Mantenho minhas palavras: acho que este foi o melhor contra-relógio que eu já vi.”