Campeão belga tem retorno frustrante após 48 dias “ele tinha dificuldade para respirar e frequência cardíaca muito alta”
Arnaud De Lie estava ansioso para voltar ao pelotão, após 48 dias sem competir, mas sua participação na Rund um Köln, realizada neste domingo em Colônia, na Alemanha, durou pouco.
Após apenas 40 quilômetros, o campeão belga abandonou a prova, vencida por Matthew Brennan (Visma-Lease a Bike), aumento as preocupações que a equipe tinha sobre seu estado físico e mental.
Problemas desde a primeira subida
A expectativa da equipe equipe belga Lotto era de que sua principal aposta para o futura da equipe, pudesse competir em bom nível, mas os problemas surgiram logo no início da corrida. Segundo o diretor da equipe, Nikolas Maes, os sinais de dificuldade apareceram já na primeira elevação do percurso.
“Ele ainda estava no pelotão na parte mais difícil, mas na parte periférica da corrida ele imediatamente teve dificuldades e perdeu o grupo principal”, disse Maes. O ciclista de 23 anos não conseguiu manter o ritmo e sentiu limitações físicas importantes.

“Dificuldade para respirar e frequência cardíaca muito alta”
Maes descreveu com detalhes os sintomas enfrentados por De Lie durante a corrida: “Ele tinha dificuldade para respirar, a frequência cardíaca estava muito alta, simplesmente não era possível. Ele também não tinha a mínima intenção de voltar. Ele realmente não estava se sentindo bem”.
Depois de abandonar a prova, De Lie saiu do ônibus da equipe e continuou pedalando sozinho por mais uma hora e meia antes de retornar ao veículo.

“Achávamos que ele correria e disputaria”
O abandono representa mais um revés psicológico para o talentoso sprinter belga. Maes admite que a equipe não esperava uma vitória, mas ao menos contava com uma participação sólida.
“Para deixar claro, isso não foi levado em consideração. Podemos não ter pensado em vencer, mas achávamos que ele correria e disputaria. Não deu certo. Esses são os fatos”, afirmou o diretor sem esconder sua frustração.

“Teremos que examiná-lo novamente”
O momento agora é de incerteza para a Lotto Dstny, que ainda não compreende completamente o que está afetando seu jovem ciclista. Maes foi direto ao falar sobre os próximos passos da equipe:
“Esse será nosso primeiro trabalho na segunda-feira”, afirmou.
“Com toda a equipe, teremos que dissecar a situação de Arnaud novamente. Concentrar-nos novamente no problema dele. Examiná-lo novamente. É claramente necessário”.
A equipe belga promete uma análise detalhada para entender o que está acontecendo com De Lie e buscar soluções para ajudá-lo a recuperar seu melhor nível.