Principais ProTeams brigam por vagas no Giro, Tour e Vuelta “se não funcionar, será um desastre para nós” afirma diretor
A possibilidade do Giro d’Italia e da Vuelta a España receberem uma vaga extra de wildcard em 2025, tem gerado novas expectativas entre os principais ProTeams do cenário mundial, que estão em forte disputa com os tradicionais ProTeams da Itália e Eapanha. O site Wielerflits conversou com dirigentes de diferentes equipes para entender suas expectativas, estratégias e a importância desses convites.
Entre os entrevistados estavam Thibaut Macé (TotalEnergies), Christian Andersen (Uno-X Mobility), Sylvain Blanquefort (Tudor) e Alexandre Sans Vega (Q36.5).
TotalEnergies: foco absoluto no Tour de France
Para a TotalEnergies, a prioridade é clara: o Tour de France. O gerente da equipe, Thibaut Macé, destacou a importância histórica do evento para o time.
“Estamos indo apenas para o Tour de France. Provamos no ano passado que somos dignos de participar. Conseguimos uma ótima vitória de etapa e ficamos em segundo lugar com Matteo Vercher.”
Macé reforçou ainda a relevância do Tour para o público e patrocinadores franceses: “Somos uma equipe francesa. Temos patrocinadores franceses. Para os franceses, se isso não funcionar, será um desastre para nós.”

Uno-X Mobility: esperança na continuidade dos convites
A Uno-X Mobility participou das duas últimas edições do Tour de France e busca garantir um novo convite. O chefe da equipe, Christian Andersen, demonstrou otimismo:
“O Tour é definitivamente nossa principal prioridade, mas estamos abertos a tudo. A ASO ficou feliz com nossa participação após as duas edições anteriores, nos disseram depois. Nas discussões com a organização, há apenas ‘boas vibrações'”.
“No entanto, você nunca tem certeza. Estamos nos preparando com a ideia subjacente de estar cem por cento prontos para o Tour”, complementou Andersen.

“Esses caras só querem estar no início desses Grand Tours”
A Tudor Pro Cycling ainda aguarda a definição dos convites para 2025. Sylvain Blanquefort destacou a expectativa da equipe: “Vamos esperar para ver, como todo mundo. Esperamos ter um de qualquer maneira, mas temos que respeitar a decisão dos organizadores”.
“Tivemos um bom começo de temporada. Era importante nos mostrarmos logo de cara e esperamos que ajude. Ainda estamos na disputa pelo Tour e pelo Giro.”
O dirigente também enfatizou a importância do Tour para a Tudor, destacando a presença de grandes nomes no elenco: “Temos alguns dos maiores ciclistas do mundo, com Alaphilippe e Hirschi”.
“Esses caras só querem estar no início desses Grand Tours, e temos que provar como equipe que podemos dar a eles o que eles querem. Além disso, o Tour é uma vitrine global para nossos parceiros, o que você não quer perder”, afirmou Blanquefort.

“Se eu for realmente honesto, olhamos para o Giro e a Vuelta”
Diferente das outras equipes, a Q36.5 Pro Cycling foca mais no Giro d’Italia e na Vuelta a España. O gerente Alexandre Sans Vega foi direto sobre os objetivos da equipe:
“Se eu for realmente honesto, no momento estamos olhando principalmente para o Giro d’Italia e a Vuelta a España. O Tour vai ser muito difícil para nós, mas nessas outras duas rodadas temos esperanças maiores.”
Sans Vega também ressaltou a força da equipe além de Tom Pidcock: “Ganhamos credibilidade em pouco tempo e provamos que somos bem estruturados. Além disso, somos uma equipe que você verá em todos os terrenos”.
“Para o sprint, temos Matteo Moschetti, para a classificação geral, Tom Pidcock, e há muitos ciclistas fortes para os dias em fugas. David De La Cruz também correu entre os 10 primeiros na Vuelta três vezes e Daniel Howson é regular. Somos realmente mais do que apenas a Equipe Pidcock.”

Expectativa para os convites de 2025
Com a incerteza sobre as vagas extras de wildcard para o Giro e a Vuelta em 2025, as ProTeams seguem aguardando as decisões dos organizadores.
Enquanto algumas equipes colocam todas as suas fichas no Tour de France, outras se mostram mais flexíveis e abertas a diferentes possibilidades. A disputa pelos convites promete ser intensa nos próximos meses.