Milan Fretin (Cofidis) venceu a 4ª etapa da Volta ao Algarve após bater no sprint Jordi Meeus (Red Bull Bora-hansgrohe) e Filippo Ganna (INEOS), que finalizaram em 2º e 3º respectivamente. Na Classificação Geral não houve alteração, ficando tudo para ser decidido neste domingo.
A etapa
A penúltima etapa da Volta ao Algarve era imprevisível. Com 175,2 km entre Albufeira e Faro, o percurso foi desenhado para oferecer várias possibilidades de vitória. Os últimos 50 km incluíam três montanhas categorizadas que favoreceria tanto os sprinters mais resistentes, quanto especialistas em clássicas e candidatos à Classificação Geral.

A fuga do dia
Warre Vangheluwe (Soudal Quick-Step) Johan Jacobs (Groupama-FDJ), Gorka Sorarrain (Caja Rural-Seguros RGA) e German Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé), sabiam que a etapa poderia surpreender o pelotão, e não esperaram. Os 4 atacaram após 5 km da largada e rapidamente abriram uma vantagem superior a 7min 30seg.

Pelotão controla o fuga
Entretanto, o pelotão controlou a fuga durante toda a etapa, com diversas equipes revezando na frente do pelotão. No entanto, com 40 km para a chegada a Visma-Lease a Bike passou a comandar as ações. O ritmo foi aumentando na medida em que a penúltima subida do dia, a Santa Bárbara, se aproximava.
Quando a montanha de 3ª categoria chegou a equipe holandesa, colocou todo o seu esquadrão a trabalhar para Jonas Vingegaard e a fuga estava com os minutos contados.

Fuga neutralizada e pelotão acelera
Com Tiesj Benoot ditando o ritmo na subida final, os escapados foram alcançados pouco antes do topo, deixando o caminho aberto para uma chegada emocionante. O pelotão fez a descida da Bordeira em alta velocidade. A Visma, trabalhando para Wout van Aert, permanecia na frente, agora dividindo a liderança com outras equipes interessadas em discutir a chegada.
Sprint polêmico e vitória de Fretin
Nos quilômetros finais, restavam cerca de 70 ciclistas no primeiro grupo, incluindo nomes como Van Aert, De Lie, Biniam Girmay, Casper van Uden e Madis Mihkels. O sprint final foi intenso, e Milan Fretin demonstrou grande explosão, saindo de trás com muita velocidade e ultrapassando os favoritos.
O ciclista da Cofidis cruzou a linha de chegada à frente de Jordi Meeus e Filippo Ganna, garantindo sua segunda vitória na temporada, após o triunfo na Clássica de Almería.

No entanto, sua trajetória no sprint gerou polêmica. Fretin desviou visivelmente de sua linha, obrigando Van Aert a frear e comprometendo sua posição na classificação final da etapa. A manobra levantou discussões, mas a vitória do belga foi confirmada pelos comissários da prova.

Os principais candidatos à Classificação Geral, como Jonas Vingegaard (que chegou a ter um pneu furado nos últimos 2km), João Almeida, Primoz Roglic, Laurens de Plus e o atual líder, Jan Christen finalizaram junto ao pelotão. Com isso, a Classificação Final será decidida no Contrarrelógio deste domingo, no Alto do Malhão.
Assista a chegada
📽️ Último quilómetro da 4.ª etapa!
— Volta ao Algarve (@VoltAlgarve) February 22, 2025
Os momentos decisivos em Faro, onde Milan Fretin (Cofidis) foi o mais rápido! 🚀#AAlgarvia #VoltaAoAlgarve pic.twitter.com/eq3q2Xbl7M
Resultados da 4ª etapa da Volta ao Algarve







Classificação Geral da Volta ao Algarve 2025

*P.S: Em breve o Giro do Ciclismo publicará a Classificação Geral de todas as classificações da Volta ao Algarve 2025