Campeão da Classificação por Pontos do Tour de France muda estilo para voltar a vencer “quero pedalar agressivamente e atacar mais cedo”
Michael Matthews (Jayco AlUla) é um dos ciclistas mais vitoriosos do atual pelotão, em quase 15 anos de World Tour, após o início na Rabobank em 2011. Durante esse período, ele conquistou 42 vitórias, a camisa verde no Tour de France (2017) e vitórias de etapas em todos os Grand Tours.
No entanto, ainda existe uma corrida que ele sonha em vencer todos os dias, e para isso, ele não teme enfrentar adversários como Tadej Pogacar e Mathieu van der Poel.
“Espero correr agressivamente de novo”
“Como ciclista sub-23, eu estava acostumado a me jogar na corrida e realmente gostava disso. Quando entrei no WorldTour, tive que me adaptar ao jeito de correr”, disse Matthews em uma entrevista à Sigma Sports.
“E eu nunca gostei disso, esperar e então correr no final”. Matthews, uma mistura de sprinter e atacante, deseja adotar uma abordagem mais agressiva, semelhante a ciclistas como Mads Pedersen e Wout van Aert, que confiam em seu sprint, mas também atacam com mais ousadia.

“Na verdade, eu gosto de corridas agressivas, mas depois de todos esses anos, eu meio que me acostumei com aquela maneira de correr. Agora as corridas são diferentes de novo e espero poder me adaptar a isso e correr agressivamente de novo”, afirma.
“É assim que eu gostaria de fazer, mas nos momentos cruciais eu automaticamente me tornei um pouco mais conservador. Foi assim que eu ganhei muitas das minhas corridas, então logicamente você aposta nisso”.

“Quero pedalar agressivamente e atacar mais cedo”
Matthews quer resgatar seu instinto ofensivo. “… Quero voltar às minhas raízes: pedalar agressivamente e atacar mais cedo. Tenho mais opções do que esperar, o que também é chato. Espero poder fazer diferente novamente este ano”, antecipa.
Para isso, ele tem um calendário ambicioso pela frente, incluindo Paris-Nice, Milan-Sanremo, três clássicos belgas de paralelepípedos, Amstel Gold Race e Liège-Bastogne-Liège no final da primavera. Mas é Milão-Sanremo que ele mais deseja conquistar.
“Ainda estou perseguindo as corridas nas quais já fiquei em segundo e terceiro. Milan-Sanremo, é claro. Ainda sonho com isso todas as noites quando vou dormir”.

“O Tour de Flandres se tornou uma espécie de nova paixão”
Com 34 anos, Matthews terminou no pódio da Milan-Sanremo três vezes e alcançou o Top 10 em outras três ocasiões. No ano passado, ele esteve incrivelmente perto da vitória, mas foi derrotado por Jasper Philipsen na linha de chegada.
Além disso, ele também subiu ao pódio no Tour de Flandres, embora tenha sido posteriormente rebaixado. “O Tour de Flandres se tornou uma espécie de nova paixão. Na primeira metade da minha carreira, eu não pensava nisso, mas na segunda parte eu me apaixonei por essa corrida. É uma corrida super legal e depois do ano passado (terminou em 11º), sinto o fogo para retornar”, finalizou Michael Matthews, pronto para os desafios da temporada 2025.