Magnus Cort (Uno-X Mobility) bateu o sprint massivo para vencer a 1ª etapa da O Gran Camiño 2025. O colombiano Santiago Mesa da equipe portuguesa Efapel Cycling chegou na 2ª colocação, com o italiano Giovanni Lonardi (Team Polti VisitMalta) completando o pódio na 3ª posição.
Com o resultado, o dinamarquês de 32 anos é o 1º líder da competição em 2025.
A etapa
A 1ª etapa de O Gran Camiño 2025 aconteceeu em Portugal, na região de Porto, percorrendo 189 km entre Maia e Matosinhos, com pouco mais de 2.000 de altimetria. O percurso passou por locais históricos como Barcelos e Ponte de Lima antes da chegada, que prometia ser decidida em um sprint massivo.

A fuga do dia
Filippo Turconi (VF Group-Bardiani CSF-Faizanè), Ander Okamika (Burgos Burpellet BH), Artem Nych e Victor Martínez (Anicolor / Tien 21), Mauricio Moreira (Efapel Cycling) e Pau Llaneras (Illes Balears Arabay), foram os 6 ciclistas que iniciaram a fuga do dia, logo após a largada e chegaram a abrir uma vantagem de quase 3 minutos em relação ao pelotão.

Pelotão acelera e diferença diminui
No entanto, a medida em que a chegada se aproximava, um pelotão compacto, comandado pelas principais equipes com interesse em uma chegada em sprint, acelerava e a diferença para a fuga diminuía.

Fuga neutralizada com 40km para a chegada
Com a forte aceleração do pelotão, a fuga foi neutralizada pelo pelotão a cerca de 40 km da chegada. A partir desse momento, novas tentativas deram uma nova dinâmica à corrida.
A maior dose de emoção veio com Martin Marcellusi, Jan Castellon e Alvaro Sagrado, que atacaram na última hora de corrida e chegaram a abrir uma vantagem de um minuto.
No entanto, a forte perseguição das equipes Soudal Quick-Step e Uno-X Mobility anulou essa iniciativa nos últimos quilômetros, preparando o terreno para o sprint final.

Sprint final e vitória de Magnus Cort
Na decisão da etapa, a Quick-Step apostou em Jordi Warlop, mas o belga precisou arrancar de muito longe e não conseguiu concluir o sprint.
Magnus Cort, por sua vez, atacou a 300 metros da chegada e, mesmo com a forte marcação do colombiano Santiago Mesas, conseguiu sustentar a liderança até o fim. Mesa tentou acompanhar, mas não resistiu nos últimos 100 metros, permitindo que Cort conquistasse sua primeira vitória da temporada.

Assista a chegada
Magnus Cort wins the first stage of O Gran Camiño! 👨#OGC25https://t.co/nixZSwUy9y pic.twitter.com/pICMbUc8yL
— Eemeli (@LosBrolin) February 26, 2025
Resultados da 1ª etapa da O Gran Camiño 2025





Classificação Geral da O Gran Camiño após a 1ª etapa
