O ciclista da Bahrain Victorious Filip Maciejuk, finalmente enfrentou a sanção da UCI após sua participação em um acidente em que derrubou boa parte do pelotão durante o Tour de Flandres no início deste ano. O ciclista polonês de 23 anos ficará suspenso por um período de trinta dias.
“O comitê disciplinar decidiu que o piloto agiu em violação do artigo 12.4.007 dos regulamentos da UCI porque causou um acidente ao rodar fora da pista de corrida”, disse a UCI em um comunicado explicando sua decisão.
Durante a queda do Tour of Flanders, Maciejuk tentou subir posições no pelotão andando pela calçada. No entanto, ao atingir uma poça enquanto avançava, polonês perdeu o controle e desviou de volta para o pelotão, forçando um acidente em massa que deixou nomes como Biniam Girmay e Tim Wellens feridos.
“Comportamentos perigosos não têm lugar no ciclismo moderno”, reitera a UCI. “Por isso, gostaríamos de lembrar novamente que é estritamente proibido andar em calçadas, pistas e ciclovias que não fazem parte do percurso. Quem transgredir e causar riscos aos outros será punido”.