“Peço que Tadej Pogacar publique seus watts” diretor da TotalEnergies lança a polêmica sobre o Campeão Mundial

Em entrevista ao canal francês RMC Sport, Jean-René Bernaudeau, diretor da TotalEnergies, lançou um apelo direto a Tadej Pogacar.

Segundo Bernaudeau, o desempenho dominante do esloveno deveria ser acompanhado de mais transparência, inclusive com a publicação de seus dados de potência, para segundo ele, afastar suspeitas persistentes de doping.

girodociclismo.com.br peco que tadej pogacar publique seus watts diretor da totalenergies lanca a polemica sobre o campeao mundial image 7
Jean-René Bernaudeau, diretor da TotalEnergies

“Vivemos com desconfiança”

Bernaudeau não poupou palavras ao abordar a questão da confiança no ciclismo. Em meio à crescente admiração pelas conquistas de Pogacar, o francês entende que o histórico do esporte, com o caso Festina ainda pesa.

“Vivemos com desconfiança. Tivemos o caso Festina. Não estamos a salvo de outro”, afirmou. “É impressionante ver essa diferença de níveis. Eu conheci uma época em que, se você não assumisse, poderia ficar”.

“Estamos falando de Tadej Pogacar. Ele é uma pessoa excepcionalmente forte. Ele tem um rosto bonito, uma grande dimensão, mas eu gostaria que ele fosse ainda mais longe no que significa ser um atleta de alto nível”, complementou Bernaudeau.

girodociclismo.com.br peco que tadej pogacar publique seus watts diretor da totalenergies lanca a polemica sobre o campeao mundial image 3

“Dióxido de carbono mata pessoas. E há equipes que o usam”

Questionado sobre o que seria esse “ir mais longe”, Bernaudeau foi direto: “Deixe-o dar garantias. Alguns sim. Vivemos com desconfiança; tivemos o caso Festina. Não acho que o ciclismo possa se dar ao luxo de outro escândalo”.

Apesar disso o dirigente afirma que não tem dúvidas sobre a integridade de Pogacar. “Não tenho dúvidas, acho uma pena que nem todos se juntem ao MPCC (Movimento para o Ciclismo Credível).

“O ciclismo pagou muito por pesquisas. O MPCC proíbe de usar muitos produtos. (…) Não sei o que são cetonas. O dióxido de carbono que inalamos, não sei por que o fazemos. Mas é inegavelmente catastrófico para a nossa credibilidade. Catastrófico!”

“Cetonas não curam dores de garganta e o dióxido de carbono mata pessoas. E há equipes que o usam. Não nos importamos com cetonas, não é bom para a nossa imagem. Então, deveríamos nos livrar delas.”

girodociclismo.com.br peco que tadej pogacar publique seus watts diretor da totalenergies lanca a polemica sobre o campeao mundial image 4

“Peço que Pogacar publique seus watts”

Bernaudeau enfatiza que seu objetivo não é levantar suspeitas, mas sim incentivar um padrão mais elevado de transparência no ciclismo profissional. “Não estou semeando dúvidas”, afirmou. “Se eles não tiverem ideias, posso dar-lhes ideias para ganhar mais credibilidade.”

E, ao falar especificamente de Pogacar, seu pedido é claro: “Peço que ele publique seus parâmetros, seus watts… o que ele está fazendo”, finalizou Jean-René Bernaudeau.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.