Alberto Contador fala sobre liderança de Isaac del Toro no Giro d’Italia “não se pode arriscar um ciclista de 21 anos em seu 1º Grand Tour”
A 9ª etapa do Giro d’Italia proporcionou uma reviravolta na classificação geral e acendeu um intenso debate sobre quem deve liderar a UAE Emirates-XRG na disputa pela Maglia Rosa.
O jovem prodígio mexicano, Isaac del Toro assumiu a liderança da prova, com Juan Ayuso logo atrás, em 2º lugar, o que levou os comentaristas Javier Ares e Alberto Contador a analisarem, durante o programa do Eurosport “La Montonera” as implicações dessa nova classificação dentro da UAE Emirates.

“Ayuso sai desta etapa muito reforçado”
Para Javier Ares, o novo cenário levanta um dilema significativo na UAE. O jornalista não escondeu sua preocupação com o impasse.
“Ayuso sai desta etapa muito reforçado porque conseguiu se distanciar de Primoz Roglic por 1min 12 seg na geral. Mas e quanto a Del Toro?”
“Qual é o papel que aguarda a UAE Emirates agora, vendo este Del Toro que, em teoria, seria um fantástico wildcard para tê-lo posicionado lá, mas talvez ele tenha um desempenho igual aos melhores nas altas montanhas. Dúvida abençoada, diriam alguns, mas não todos. E isso dá o que pensar”, concluiu Ares.

“Acho que em algum momento ele foi contido”
Alberto Contador, bicampeão do Giro d’Italia, também destacou a grande performance de Del Toro na primeira semana da competição.
“Ele sempre esteve presente, em momentos-chave, diante de possíveis ataques e assim por diante, sempre preparado para poder reagir a qualquer momento”.
“Acho que em algum momento ele foi contido, se dependesse dele em algum momento ele teria tentado atacar antes, ele está em ótima forma.”
Contador, no entanto, ponderou sobre os riscos de confiar a liderança a um ciclista tão jovem e inexperiente em Grandes Voltas.

“Não se pode arriscar um ciclista de 21 anos em seu 1º Grand Tour”
Alberto Contador continuou, destacando a juventude e a inexperiência do mexicano em Grand Tours.
“O que está acontecendo? É o primeiro Grand Tour dele, não se pode arriscar com um ciclista de 21 anos que está em seu primeiro Grand Tour”.
“Acho que o que a UAE Emirates vai fazer é usar todos os nomes e tentar salvar Adam Yates e Del Toro o máximo possível, a menos que chegue um momento em que eles tenham que tomar uma decisão e depois conversar sobre isso. Eles têm informações.”
“Se você me perguntar quem a equipe deverá utilizar entre os dois, Juan Ayuso já tem mais Grand Tours, é menos arriscado”.
“Não quero dizer que Isaac del Toro não seja capaz de vencer o Giro d’Itália porque ele pode vencer. Não acho que eles vão ter esse problema no momento”, concluiu o espanhol.
