Alan Hatherly, Campeão Mundial de MTB inicia desafio no ciclismo de estrada “atingi o limite máximo no Mountain Bike”
O sul-africano Alan Hatherly, Campeão Mundial de Mountain Bike, está embarcando em um novo desafio, competir na estrada.
O sul africano assinou um contrato de 2 anos com o Team Jayco AlUla e mesmo com o sonho ainda vivo de vencer o Mountain Bike dos Jogos Olímpicos, Hatherly acredita que duas temporadas no Ciclismo de Estrada e no Mountain Bike, poderão elevar seu nível em ambas as disciplinas.
Em entrevista ao canal holandês Wielerrevue, em um encontro da Jayco AlUla com a mídia, em Altea, na Espanha, ele revelou seus objetivos ambiciosos e a estratégia por trás dessa mudança.
“Atingi o limite máximo no Mountain Bike”
Quando questionado sobre a motivação para a transição, Hatherly explicou que essa ideia foi concebida há dois anos e ganhou força após os Jogos Olímpicos de Paris. “O principal motivo foi que senti que tinha atingido o limite máximo no Mountain Bike e seria difícil melhorar”, afirmou.
Agora na equipe australiana Jayco-AlUla, ele se prepara para sair de sua zona de conforto nas próximas duas temporadas, sem deixar de admitir que existe um objetivo a longo prazo.
“Em última análise, é um plano de quatro anos ganhar o ouro no Mountain Bike nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Um Grand Tour em 2026 e possivelmente em 2027 deve elevar meu nível”.
“Estou entre um “puncheur” e um escalador”
Hatherly acredita que competir na estrada também terá impacto positivo em seu desempenho no mountain bike. Sobre o tipo de ciclista que a Equipe Jayco-AlUla enxerga nele, ele destacou:
“De acordo com os analistas, estou em algum lugar entre um “puncheur” e um escalador. Posso competir em qualquer esforço em menos de 15 minutos, eu acho. Ainda é um livro aberto, mas estou ansioso para descobrir meu potencial. Também estou curioso para saber onde isso vai acabar”, finalizou Alan Hatherly.